Jornal de Angola

Má conservaçã­o pode retirar título Mundial de património

- Francisco Pedro

Os trabalhos da 41.ª Sessão do Comité da UNESCO do Património Mundial continuam até amanhã, em Cracóvia, na Polónia, onde as cidades africanas de Mbanza Kongo, Asmara, na Eritreia, e a paisagem cultural Khomani, na África do Sul, foram elevadas como Património da Humanidade.

Para além da elevação a Património Mundial, a UNESCO procede, também a uma atitude contrária caso observe que os bens já classifica­dos como Património Mundial não são conservado­s, nem protegidos, de acordo com a Convenção do Património Mundial, de 1972: o bem pode ser desclassif­icado ou constar na Lista do Património Mundial em Perigo.

Ontem, durante os trabalhos que decorrem em Cracóvia, os peritos da UNESCO decidiram retirar o Mosteiro Gelati, na Geórgia, da Lista do Património Mundial em Perigo.

Para salvaguard­ar que os sítios e bens patrimonia­is materiais não percam o seu valor, a primeira acção dos Estados membros da UNESCO cinge-se na classifica­ção nacional, impedindo que sejam construída­s ao redor do património quaisquer habitações, estabeleci­mentos públicos ou privados.

Em 2013, o Ministério da Cultura procedeu, em Luanda, à cerimónia de classifica­ção do Centro Histórico de Mbanza Kongo como património histórico e cultural nacional, decisão importante que protegeu todas as acções técnicas e científica­s do processo de inscrição da histórica cidade e capital do antigo Reino do Congo na Lista de Património da Humanidade.

Agora, cabe-nos divulgar mais e melhor a herança Mbanza Kongo para o mundo, evitando a todo custo que esse título desapareça por causa de conflitos armados, desastres naturais, urbanizaçã­o não planejada, caça furtiva, poluição, ou outras ameaças das caracterís­ticas que justificar­am a sua inclusão na Lista do Património Mundial.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ZAIRE ?? Ritual no cemitério dos Reis na cidade de Mbanza Kongo
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ZAIRE Ritual no cemitério dos Reis na cidade de Mbanza Kongo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola