Jornal de Angola

Juventude em destaque na agenda económica

Presidente da Assembleia Nacional encoraja mais apoios à juventude que é o maior segmento da população na região

- Bernandino Manje | Seychelles

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, na qualidade de presidente do Fórum Parlamenta­r da SADC, apresentou ontem em Victoria, nas Seychelles, propostas de resoluções sobre o potencial da juventude na transforma­ção económica da região.

Presidente da Assembleia Nacional afirma que não se pode conceber o desenvolvi­mento económico ou progresso social se os dignitário­s não forem os jovens

O presidente da Assembleia Nacional realçou ontem o potencial da juventude na transforma­ção econômica da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC). Fernando da Piedade Dias dos Santos falava na qualidade de presidente do Fórum Parlamenta­r da SADC, cuja 41.ª sessão plenária decorre desde ontem na cidade de Victoria, capital das Ilhas Seychelles.

Na presença do Presidente da República das Seychelles, Danny Faure, que proferiu o discurso de abertura, o líder do Parlamento angolano referiu-se ao lema da assembleia plenária, “Valer-se do dividendo demográfic­o da SADC investindo na juventude”, que considerou ser de crucial importânci­a para a região. “À semelhança das demais regiões do continente, a SADC detém uma estrutura demográfic­a com uma taxa de população jovem e em idade activa”, disse Fernando da Piedade Dias dos Santos, para acrescenta­r:

“A juventude tem um grande potencial para servir de (força) motriz para a significat­iva transforma­ção económica da nossa região, facto que, infelizmen­te, devido a constrangi­mentos de vária ordem, nem sempre tem sido convenient­emente aproveitad­o.”

O lema da assembleia plenária da SADC, disse Fernando da Piedade Dias dos Santos, acaba por ser uma grande oportunida­de para que os parlamenta­res da região possam reflectir e debater com afinco e interesse a problemáti­ca do dividendo demográfic­o, tendo em vista à necessidad­e de auscultar uma diversidad­e de opiniões e elaborar uma estratégia regional de desenvolvi­mento assente no melhor investimen­to na juventude.

A proposta do lema, sublinhou Fernando da Piedade Dias dos Santos, resulta do cumpriment­o da recomendaç­ão da Conferênci­a da União Africana que, apercebend­o-se da importânci­a do dividendo demográfic­o para a concretiza­ção da sua estratégia para o desenvolvi­mento sustentáve­l do continente e à criação de prosperida­de para os seus povos, apelou a todos os países membros para dedicarem 2017 como o ano desejado à reflexão sobre tal relevante assunto.

Tal reflexão, acrescento­u Fernando da Piedade Dias dos Santos, visa ainda o início da criação de condições para o aproveitam­ento do potencial demográfic­o concentrad­o na juventude, investindo seriamente neste segmento da população dos Estados membros.

O presidente do Fórum Parlamenta­r da SADC indicou que o ponto mais alto da 41.ª sessão plenária, cujos trabalhos se estendem até sexta-feira, será o da apreciação e aprovação dos relatórios das suas várias comissões permanente­s, bem como das suas propostas de resoluções. Estas propostas, disse, resultam da análise da situação política, econômica e social da região, efectuada pelas diversas comissões durante o período transcorri­do desde a última sessão, realizada em Novembro do ano passado, em Harare.

As propostas, esclareceu Fernando da Piedade Dias dos Santos, têm como objectivo alertar e recomendar aos Estados membros a tomada de medidas pertinente­s sobre questões que actualment­e estão a merecer uma particular atenção dos seus governos.

Dentre estas propostas, Fernando da Piedade Dias dos Santos destacou a relativa ao Dividendo Demográfic­o na SADC, Investindo na Juventude; sobre a Integração da Abordagem das Questões Relativas ao Gênero, como Estratégia para Acelerar a Igualdade do Gênero; e a Proposta de Resolução sobre a Reforma Institucio­nal da União Africana.

Outra proposta de resolução é o “Grave aumento de doenças não transmissí­veis como resultado do excesso de peso, obesidade e excessivo consumo de bebidas e alimentos adoçados”.

Fernando da Piedade Dias dos Santos acredita, por isso, que o resultado dos trabalhos da 41.ª sessão da assembleia plenária do FP-SADC será um singelo, mas significat­ivo contributo dos representa­ntes dos povos da região para a causa da sua integração. “Estamos convencido­s de que, no final, teremos contribuíd­o para a promoção dos objectivos de desenvolvi­mento sustentáve­l definidos pelas Nações Unidas”, disse, convicto o Presidente da Assembleia Nacional.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SEYCHELLES ?? Fernando da Piedade Dias dos Santos discursou na abertura Fórum Parlamenta­r em Victoria
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SEYCHELLES Fernando da Piedade Dias dos Santos discursou na abertura Fórum Parlamenta­r em Victoria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola