Jornal de Angola

Enviado do Presidente José Eduardo dos Santos em Roma

-

Uma mensagem do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, é entregue hoje ao primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, pelo ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, que chegou hoje a Roma.

Segundo o embaixador de Angola na Itália, Florêncio de Almeida, a mensagem inscreve-se no quadro do reforço das relações de cooperação nos domínios político diplomátic­o e económico entre os dois pais. O Presidente José Eduardo dos Santos esteve na Itália em visita oficial em Julho de 2015.

A Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a independên­cia de Angola, no dia 18 de Fevereiro de 1976, e a 4 de Junho, do mesmo ano, estabelece­u-se relações diplomátic­as entre os dois países.

Segundo dados do Instituto Italiano de Estatístic­as, a balança comercial entre Angola e a Itália, em 2016, foi de 219,9 milhões de euros, favorável à Angola.

As importaçõe­s cifraramse em 188 milhões de euros. Este dado evidencia uma forte contracção (-26,8%) em comparação ao ano de 2015. As importaçõe­s angolanas são constituíd­as basicament­e por maquinaria, produtos alimentare­s, bebidas, têxteis e vestuário. Em 2011, Angola tornou-se, pela primeira vez, no grande fornecedor energético da Itália, exportando para aquele país europeu mais de 20 milhões de barris de petróleo, devido à crise da Líbia e às sanções então impostas ao Irão.

Angola é o terceiro parceiro comercial da Itália na África Subsaarian­a, depois da África do Sul e da Nigéria. Acompanhao ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola