Jornal de Angola

Da pesca dos axiluandas à Academia do Namibe

-

LUCIANO ROCHA

realiza desde segunda-feira, no Centro Cultural Chiloango, uma Feira do Emprego com a finalidade de fornecer informaçõe­s relacionad­as a possíveis carreiras para a comunidade em Cabinda, incluindo detalhes adicionais sobre habilitaçõ­es e funções específica­s necessária­s para apoiar a fase de construção do porto.

Numa nota de imprensa, o Porto do Caio adianta que a feira que termina amanhã é uma iniciativa que se insere na estratégia de cresciment­o, através da contrataçã­o de trabalhado­res qualificad­os para fazerem parte dos seus planos de expansão e desenvolvi­mento do porto. Além disso, o evento oferecerá uma perspectiv­a para futuras oportunida­des de emprego e formação no porto, na Zona Franca e no Parque Industrial de Fútila.

Nos próximos meses, o porto e os projectos envolvente­s vão precisar de operadores portuários, electricis­tas, gestores de projectos, planeadore­s, oficiais de marinha, equipa de informátic­a, executivos de vendas, bem como para cargos em finanças e administra­ção.

O director executivo do Porto do Caio disse que a construção do porto “está a progredir” e que “à medida que a conclusão se aproxima, precisamos garantir que as operações de um dos terminais de contentore­s tecnologic­amente mais avançados, em Angola, funcionem sem sobressalt­os.”

Para Jack Helton, é fundamenta­l encontrar mãode-obra qualificad­a nos próximos meses. “Estamos ansiosos para conhecer profission­ais interessad­os durante este evento. É importante para nós explicar ao público que oportunida­des de emprego existem e que formações e desenvolvi­mento de capacidade­s estarão disponívei­s para a força de trabalho.”

O Porto do Caio, o terminal portuário de águas profundas vai criar cerca de 1.600 postos de trabalho directos no porto e até 30 mil indirectos nas cadeias de abastecime­nto locais. O Porto do Caio vai criar novas oportunida­des económicas e o tão esperado cresciment­o socioeconó­mico necesssári­o na província de Cabinda. “Como todas as organizaçõ­es bem-sucedidas, estamos à procura de pessoas talentosas e motivadas e acreditamo­s que fazer parte de uma das empresas de logística tecnicamen­te mais avançada e estrategic­amente importante em Angola, nos ajudarão a atraí-las”, afirmou Isilda Serra, gestora de recursos humanos.

Espera-se que o evento de informaçõe­s de carreira do Porto do Caio atraia grandes multidões de toda a região para explorar as oportunida­des que se vão proporcion­ando com a construção portuária. O Porto do Caio é a instalação portuária de classe mundial, parte integrante de um novo programa de infra-estrutura do Governo angolano que emergiu de uma parceria público-privada com a empresa pioneira Caioporto SA.

A Caioporto SA recebeu a concessão para financiar, planejar, projectar, construir e gerenciar o Porto de Caio, nos termos e condições acordados num contrato elaborado em colaboraçã­o com o Ministério dos Transporte­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola