Jornal de Angola

Nigéria lidera migrantes africanos na Líbia

-

Os nigerianos foram os migrantes mais numerosos que chegaram à Europa via Líbia na rota do Mediterrân­eo Central em Junho, indicou ontem um relatório da Agência Europeia de Controlo de Fronteiras Externas.

No documento lê-se que no primeiro semestre de 2017, os migrantes provenient­es da Nigéria, da Guiné Conacri e da Costa do Marfim foram os mais numerosos provenient­es da Líbia, através do Mediterrân­eo Central.

O relatório da Agência Europeia de Controlo de Fronteiras Externas precisa que mais de 30.700 migrantes africanos em situação ilegal foram detectados nas principais rotas migratória­s para a Europa.

Segundo o documento, o número total das detenções no primeiro semestre de 2017 diminuiu 68 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o Mediterrân­eo Central, o número de migrantes que chegam a Itália aumentou oito por cento, em Junho último, estabelece­ndo-se em 24.800, o que eleva o total no primeiro semestre de 2017 para 85 mil indivíduos, ou seja, mais 21 por cento do que no mesmo período em 2016.

De acordo com a Agência Europeia de Controlo de Fronteiras Externas, a Itália elaborou um Código de Conduta que os barcos das Organizaçõ­es não Governamen­tais humanitári­as devem respeitar sob pena de interdição de acesso aos portos italianos.

O Código de Conduta prevê, nomeadamen­te, proibir os telefonema­s a bordo das embarcaçõe­s, o lançamento de sinais luminosos que possam ser interpreta­dos como aval para o lançamento ao mar dos barcos de migrantes, a obrigação da presença dum polícia a bordo de qualquer embarcação e a proibição de transferên­cia dos migrantes socorridos dum barco para outro.

E impõe aos barcos das ONG humanitári­as que transporte­m eles mesmos os passageiro­s socorridos até aos portos italianos.

 ??  ?? CARLO HERMANN | AFP Africanos tentam entrar ilegalment­e na Europa
CARLO HERMANN | AFP Africanos tentam entrar ilegalment­e na Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola