Jornal de Angola

Americanos traçam estratégia para o Nafta

-

Os Estados Unidos da América (EUA) traçaram na segunda-feira uma dura estratégia de negociação para rever o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio de 1994 (Nafta).

Pela primeira vez, em um acordo comercial norte-americano, o Governo dos EUA manifestou a intenção de deter a manipulaçã­o da moeda por parceiros comerciais.

Num aguardado documento, enviado a parlamenta­res antes das conversaçõ­es previstas para o mês de Agosto, o representa­nte comercial dos EUA, Robert Lighthizer, disse que o Governo procura reduzir o défice comercial do país, ao melhorar o acesso a bens norte-americanos exportados para o Canadá e México, integrante­s do Nafta, juntamente com os EUA. O documento refere que nenhum país deve manipular o câmbio para obter uma vantagem competitiv­a injusta. Embora o Canadá e o México não sejam considerad­os manipulado­res de moeda, a referência na lista de objectivos pode estabelece­r um modelo para acordos comerciais futuros, como uma negociação pendente para modificar um acordo de livre comércio entre os EUA e a Coreia do Sul. A Coreia do Sul está numa lista monitoriza­da pelo Tesouro dos EUA, por possíveis sinais de manipulaçã­o de moeda.

Entre as prioridade­s, Robert Lighthizer disse que o Governo vai procurar eliminar um mecanismo de disputa comercial, que tem proibido amplamente que os EUA investigue­m casos anti-dumping e anti-subsídio contra companhias canadianas e mexicanas.

O Governo também planeia eliminar uma variedade de barreiras não tarifárias, para exportaçõe­s agrícolas para o Canadá e México.

 ??  ?? CHIP SOMODEVILL­A | AFP EUA fogem ao câmbio manipulado para obter vantagens
CHIP SOMODEVILL­A | AFP EUA fogem ao câmbio manipulado para obter vantagens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola