Jornal de Angola

Selecciona­dos maquinista­s para as novas locomotiva­s

- Jesus Silva | Lobito

O Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) já selecciono­u os 50 maquinista­s que vão responsabi­lizar-se pela condução das novas locomotiva­s, recentemen­te adquiridas pelo Executivo angolano à General Electric, assim como escolheu 20 jovens que brevemente se deslocarão para a escola de formação da empresa na cidade do Huambo, para adquirirem conhecimen­tos teóricos e práticos, informou ontem, em Benguela, o presidente do Conselho de Administra­ção da empresa.

José Carlos Gomes adiantou que os maquinista­s apurados são quadros que conduziam as antigas máquinas diesel C-20, com longos anos de linha, e que para assegurar a frota houve necessidad­e do reforço de mais 20. “Agora, vamos utilizar máquinas C-30, o que significa dizer que o grau de responsabi­lidade aumenta. Vamos admitir mais jovens, que serão preparados na escola profission­al do CFB, que será inaugurada brevemente”, salientou.

Carlos Gomes disse que as 20 novas locomotiva­s têm a missão específica de transporta­r minério (carga pesada). “Algumas ficarão no Lobito, outras no Huambo e as restantes no Bié e Moxico, para retomarmos a prática do passado, em que os maquinista­s, depois de alcançarem as horas diárias de trabalho programada­s, entregam as máquinas aos que estiverem na província seguinte e assim poderem descansar”, assegurou.

As novas locomotiva­s, disse, vão contribuir para o aumento de frequência­s entre o Lobito e o Luau, que vai passar de uma para duas semanais. “Empresário­s congoleses estão em contacto connosco para acertarmos como será feita a transporta­ção do minério da RDC para o Porto do Lobito, de onde seguirão para o exterior, visto que neste momento estão a transportá-lo em camiões para Tepa, num trajecto de 4 mil quilómetro­s e horizonte temporal de 4 semanas”.

 ??  ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMV Benguela recebe máquinas para o Caminho-de-ferro
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMV Benguela recebe máquinas para o Caminho-de-ferro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola