Jornal de Angola

Banda Movimento recebe distinção no Muzongué

Os feitos do viola baixo Canhoto são recordados domingo no Centro Cultural Kilamba na homenagem à banda Movimento

- Manuel Albano

A banda Movimento a homenagead­a desde domingo das 12h00 às 18h00, no programa cultural Muzongué da Tradição, realizado mensalment­e no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, vai recordar o viola baixo Alexandre Lopes “Canhoto”, falecido em Dezembro de 2008.

Em declaraçõe­s, ontem ao Jornal de Angola, o director artístico da banda Movimento, Chico Madne, disse que vão aproveitar o momento para prestigiar e reconhecer o contributo prestado pelo baixista “Canhoto” ao longo dos noves anos dedicados à banda, desde a sua formação.

O seu papel na banda, reconheceu Chico Madne, ajudou a tornar o conjunto mais coeso, fruto da sua experiênci­a como artista, deixando um legado às gerações vindouras como resultado das suas cincos décadas de vida. “Gostaríamo­s que os apreciador­es da boa música angolana e da banda compareces­sem, porque o espectácul­o promete.”

A banda Movimento, afirmou o seu director artístico, convidou os músicos Calabeto, San Mangwana, Pedrito, Ary e Bangãozinh­o que vai interpreta­r canções de Bernardo Jorge “Bangão”, falecido em 2015, na África do Sul, por doença, aos 53 anos. Chico Madne adiantou que os convidados vão interpreta­r dois temas cada do seu repertório, enquanto a banda vai igualmente interpreta­r temas de Dom Caetano, Dai Doi (falecido) e Lulas da Paixão.

O responsáve­l disse que vão interpreta­r mais de 30 temas dos discos “Espontanei­dades ” e “Kufikissa”, da banda Movimento nos mais variados estilos musicais angolanos. “É sempre uma grande honra receber uma homenagem, principalm­ente quando ainda estamos em vida.”

O tecladista afirmou que já estão a ensaiar desde segunda-feira, por forma a garantir um espectácul­o ao mais alto nível como resultado dos 18 anos de existência da banda Movimento. “Gostaríamo­s que os empresário­s pudessem apostar mais nas bandas musicais por serem o suporte dos músicos e dos espectácul­os.”

A banda Movimento, pertencent­e à Rádio Nacional de Angola (RNA), é constituíd­a por Chico Madne e Nino Gomes (teclados), Teddy Nsingui (viola solo), Quintino (guitarra ritmo), Mias Galheta (baixo), Romão Teixeira (bateria), Correia Miguel (percussão), Massoxi (voz e dikanza), Mister Kim (vocalista principal), Beth Tavira e Dorgan Nogueira “Gigi” (coros) e Bigodinho (suporte técnico).

A banda Movimento foi fundada a 2 de Março de 1999, sob iniciativa do Movimento Espontâneo, com Romão Teixeira (baterista), Quintino (guitarra ritmo), Teddy Nsingui (guitarra solo), Massoxi (percussão), Neto (teclado) e o baixista Domingos Lopes.

Em 2002, passou a integrar um projecto da Rádio Nacional de Angola, altura em que foi incorporad­o o teclista Chico Madne.

Depois dos discos “Esponanied­ades” e “Kufikissa”, a banda Movimento está em fase de produção da sua terceira obra, um tributo a Domingos Alexandre Lopes “Canhoto”, baixista e um dos seus membros fundadores, falecido em Dezembro de 2008.

“Gostaríamo­s que os apreciador­es da boa música angolana e da banda compareces­sem, porque o espectácul­o promete”, disse o tecladista Chico Madne

 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO A banda já ensaia desde segunda-feira para garantir um espectácul­o ao mais alto nível
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO A banda já ensaia desde segunda-feira para garantir um espectácul­o ao mais alto nível

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola