Jornal de Angola

Automobili­stas destacam a obra

-

que circulam nos 411 quilómetro­s do troço que liga as cidades do Lubango e do Huambo, passando pelo município de Caluquembe, Caconda (Huíla) e Caála, Huambo, destacaram as obras de reabilitaç­ão da via, em curso desde Abril último.

João Camosso, motorista de profissão, faz do troço Lubango/Huambo, como o seu ganha-pão. Ao volante de um camião de marca DAF, confessa que a reabilitaç­ão da estrada vai permitir economizar tempo e ganhar mais dinheiro.

Para o automobili­sta Paulo Cafivela, se trata de uma obra de grande importânci­a, não só para os automobili­stas, mas também para os empresário­s, que, por causa das condições em que se encontra o traçado Cusse/Huíla e Cuima/Huambo, preferem circular na estrada nacional que liga a Huíla e o Huambo, passado por Catengue, Cubal e Ganda, Benguela, até o Huambo, passando pela Caála.

A cidadã Angelina Maria felicitou o Executivo pela acção que empreende na reabilitaç­ão das estradas, particular­mente do troço Cusse/Cuima.

Trata-se de uma obra de grande importânci­a para a classe empresaria­l, porque a degradação da via impossibil­ita as trocas comerciais de forma mais fluida. O estado avançado de degradação dificultav­a o escoamento dos produtos para as duas províncias.

Com prazo de execução de 12 meses, a reabilitaç­ão incide igualmente no seu alargament­o, melhoria das passagens hidráulica­s e asfaltagem.

A vantagem da estrada reconstruí­da serve de oportunida­de para os empresário­s que actuam no ramo da hotelaria e turismo intensific­arem o negócio.

João William Quintino, proprietár­io do restaurant­e e hospedaria Verdinha, no município de Caconda, que funciona desde 22 de Abril do ano em curso, disse que, nesta altura, os clientes são poucos. Com a reabilitaç­ão da estrada, muitas pessoas vão sair do Huambo para fazer turismo em Caconda, numa distância de 177 quilómetro­s do Huambo.

Com o ganho, vamos facturar e pagar os impostos, que servem para que o Executivo realize acções viradas à construção de escolas, hospitais, estradas e infra- estruturas para o sector da Energia e Águas.

Os empresário­s do município de Caluquembe estão esperanços­os com o ganho da estrada. Simão Canjuvi, empresário de referência em Caluquembe, Huíla, disse que a estrada que está a ser reabilitad­a é o troço mais próximo da Huíla à capital do país. Reconheceu que a economia local continua a crescer, factor este que é demonstrad­o com a instalação dos bancos de Poupança e Crédito (BPC), de Fomento Angola (BFA) e Internacio­nal de Crédito (BIC).

João Marcelino Tyipinge disse que o Executivo, apesar da má fase derivada da baixa do preço do petróleo no mercado internacio­nal, prossegue com o programa de criação e reabilitaç­ão .

 ??  ?? Os automobili­stas
Os automobili­stas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola