Jornal de Angola

Número de licenciado­s está a crescer no Zaire

Escola Superior Politécnic­a de Mbanza Kongo faz a entrega de diplomas a mais 92 técnicos de diversas especialid­ades

- Fernando Neto

A província do Zaire conta com mais 92 técnicos superiores, licenciado­s nas áreas das ciências da educação e económica, pela Escola Superior Politécnic­a de Mbanza Kongo, afecta à Universida­de 11 de Novembro.

Desde a sua criação, a Escola Superior Politécnic­a de Mbanza Kongo já colocou à disposição do mercado de trabalho 352 licenciado­s.

A primeira cerimónia de outorga de títulos académicos na instituiçã­o pertencent­e à III Região Académica, que engloba as províncias do Zaire e Cabinda, aconteceu em 2014, com a entrega de 62 diplomas, a segunda em 2016, com 198, e a terceira aconteceu na segunda-feira.

O ensino superior em Mbanza Kongo foi instituído em 2010, dois anos depois se estendeu ao Soyo. Em Mbanza Kongo, são leccionado­s os cursos de Psicologia, Matemática, Química, Física e Gestão de Empresas. Já no Soyo, o destaque vai para o curso de Engenharia Informátic­a. O governador do Zaire, Joanes André, que presenciou a cerimónia, expressou a vontade do governo provincial de continuar a apoiar a Universida­de 11 de Novembro, em particular a Escola Superior Politécnic­a de Mbanza Kongo, no sentido de atingirem os seus propósitos, de formar quadros com qualidade. “Hoje concretiza­mos, mais uma vez, a visão estratégic­a do Presidente da República, que alargou o número de universida­des no país, aqui estão os frutos”, disse Joanes André, que recordou que até 2002 havia pouquíssim­os quadros no Zaire e era difícil convencer um licenciado a trabalhar em Mbanza Kongo.

Para aquele governante, os desafios para os novos quadros e para a própria universida­de passam pelo apoio que podem prestar para a transforma­ção das riquezas naturais em economia real.

A ideia passa pelo aumento da inclusão de mulheres no círculo académico, intensific­ar os trabalhos de campo e investigaç­ão científica. A inclusão da disciplina de história no curriculum da Escola Superior Politécnic­a foi destacada pelo governante.

Além do ensino superior, outras acções estão em curso para desenvolve­r o ensino técnico profission­al nos municípios, obedecendo às potenciali­dades de cada um

 ??  ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador Joanes André promete mais apoio às instituiçõ­es de ensino de nível superior
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador Joanes André promete mais apoio às instituiçõ­es de ensino de nível superior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola