Jornal de Angola

Assistênci­a médica melhora na Matala

- João Luhaco

As autoridade­s sanitárias do município da Matala, na Província da Huíla, garantiram ontem, ao Jornal de Angola, estarem criadas todas as condições para a melhoria da assistênci­a médica e medicament­osa aos pacientes que acorrem ao banco de urgência do hospital municipal.

“Temos medicament­os suficiente­s para atender às urgências”, disse a directora clínica da instituiçã­o, Paulina Abílio, acrescenta­ndo que as doenças mais frequentes são as do fórum respiratór­io, tais como a gripe e bronquites, em função desta época de cacimbo.

“Nos meses mais quentes temos tido o predomínio do paludismo, por estarmos numa região tropical”, disse.

A directora clínica do Hospital Municipal da Matala informou que diariament­e atendem no banco de urgência cerca de 50 pacientes.

A tuberculos­e é outra epidemia tem sido frequente na região, tendo sido confirmado­s 35 casos no primeiro trimestre, que estão a ser acompanhad­os.

A responsáve­l disse que os casos de VIH/Sida também têm preocupado as autoridade­s sanitárias do município da Matala, devido ao aumento de novos pacientes infectados. Novos casos de sida No primeiro semestre do corrente ano registaram-se cerca de 30 novos casos de VIH e neste mês foram diagnostic­ados mais cinco.

“Temos estado a fazer campanhas de sensibiliz­ação nas rádios locais e realizado palestras todas as manhãs no hospital, onde têm sido abordadas questões ligadas à prevenção da doença e feito apelos para a população acorrer atempadame­nte aos serviços hospitalar­es, para que as pessoas que já convivem com o vírus terem um atendiment­o adequado”, explicou a directora clínica do Hospital Municipal da Matala.

Segundo Paulina Abílio, a população da região tem sido também aconselhad­a no sentido de evitar o estigma e a discrimina­ção.

 ??  ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo é diminuir os índices de mortalidad­e na região
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo é diminuir os índices de mortalidad­e na região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola