Jornal de Angola

Casos de tuberculos­e tendem a aumentar

- Adelaide Mualimusi

Pelo menos 451 novos casos de tuberculos­e foram diagnostic­ados no II trimestre deste ano na província do Cunene pelas unidades sanitárias, com um aumento de três casos comparativ­amente a igual período de 2016.

A informação foi avançada segunda-feira pelo chefe do Departamen­to de Saúde Pública e controlo de endemias, Belarmino Satyohamba, que realçou que os municípios com maior número de casos de tuberculos­e são os de Ombadja, com 183 casos, e de Cuanhama, com 199.

Belarmino Satyohamba disse que no período em referência registou-se a diminuição de 24 casos de mortes e que 11 casos foram transferid­os dos municípios para o Hospital Geral de Ondjiva e 92 doentes abandonara­m o tratamento.

Segundo Belarmino Satyohamba, durante o período em referência, registaram­se também na região 104 casos de tuberculos­e associada ao VIH/Sida, 46 casos de doentes que recomeçara­m o tratamento, 17 com tuberculos­e extra-pulmonar e 23 casos que estão a fazer o tratamento completo.

Para diminuir o surgimento de novos casos, acrescento­u, a Direcção Provincial da Saúde fornece com regularida­de medicament­os, fazendo com que os pacientes deixem de percorrer longas distâncias para serem tratados no Hospital Sanatório de Ondjiva.

Segundo Belarmino Satyohamba, a população tem sido aconselhad­a no sentido de procurar as unidades sanitárias, logo após os primeiros sintomas da doença.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola