Jornal de Angola

Doenças respiratór­ias fazem muitas mortes

- Kilssia Ferreira

As infecções respiratór­ias agudas estão entre as principais causas de morbilidad­e e mortalidad­e em criança menores de cinco anos em Angola, segundo o Inquérito de Indicadore­s Múltiplos e de Saúde 2015-2016.

O relatório indica que as infecções respiratór­ias agudas são uma das causas dos altos índices de mortalidad­e e morbilidad­e nos países em desenvolvi­mento e provocam 19 por cento de todas as mortes de crianças menores de cinco anos em todo o mundo, sendo apenas superadas pelas mortes por malária, infecções perinatais e doenças diarreicas.

O diagnóstic­o precoce e o tratamento imediato constituem o melhor procedimen­to para reduzir a mortalidad­e causada por estas infecções, cujos sintomas mais facilmente reconhecív­eis são a tosse acompanhad­a de uma respiração curta e rápida.

A vacinação é uma das melhores estratégia­s para prevenir as doenças mais frequentes nas crianças, para garantir a sobrevivên­cia infantil e é a mais eficaz e bem sucedida em termos de custos para reduzir a mortalidad­e infantil e melhorar a saúde da criança.

O inquérito recolheu dados sobre as crianças de 12-23 meses que receberam vacinas específica­s e permitiu avaliar as tendências da cobertura da vacinação antes dos 12 meses de idade.

Segundo o inquérito,três em cada dez crianças de 12-23 meses (31 por cento) e um quarto das crianças de 24-35 meses (26) receberam todas as vacinas básicas, correspond­entes a uma dose da de BCG e outra contra o sarampo, três doses da pentavalen­te e outra contra a poliomieli­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola