Jornal de Angola

Músico Sam Manguana é distinguid­o no Paraíso

As mais de cinco décadas de carreira artística de Sam Manguana são recordadas este domingo no Weza Paradise

- Manuel Albano

Sam Manguana é homenagead­o neste domingo a partir das 11h00, num espectácul­o com entrada livre, no Complexo Turístico Weza Paradise, nas imediações do Campo 11 de Novembro, em Luanda, inserido no projecto “Palco das Recordaçõe­s”.

O espectácul­o comemora os 54 anos de carreira do cantor e conta com alguns convidados como Matadidi Mário, Teddy Nsingui, Filho do Zua e Gersy Pegado, a única voz feminina.

Os cantores vão ter o suporte musical da banda Movimento, pertencent­e à Rádio Nacional de Angola (RNA), que é constituíd­a por Chico Madne e Nino Gomes (teclados), Teddy Nsingui (viola solo), Quintino (guitarra ritmo), Mias Galheta (baixo), Romão Teixeira (bateria), Correia Miguel (percussão), Massoxi (voz e dikanza), Mister Kim (vocalista principal), Beth Tavira e Dorgan Nogueira “Gigi” (coros) e Bigodinho (suporte técnico).

Sam Manguana vai interpreta­r os seus maiores sucessos com destaque para “Pátria Querida”, “Padrinho”, “Bana Ba Cameroun”, “Transberos”, “Senegal”, “Afogne”, “Susana”, “Minha Angola”, “Soweto”, e “Tio António”, este último para recordar aos presentes o tempo da repressão colonial em Angola

Durante o concerto, o músico prevê fazer uma incursão pelo repertório de outros colegas nacionais e internacio­nais que influencia­ram a sua carreira artístico, com destaque para Rocheraux e Doutor Nico.

Samuel Manguana, mais conhecido nas lides musicais por Sam Manguana nasceu a 21 de Fevereiro de 1945, em Maquela do Zombo, província do Uige. O músico começou a sua carreira em 1963, com Rocheraux e Doutor Nico, na Banda African Fiesta, no antigo Zaire.

O responsáve­l do espaço cultural disse ao Jornal de Angola que o objectivo é homenagear figuras angolanas não apenas pelo o seu talento artístico, mas acima de tudo, pelo valioso contributo prestado à divulgação da música angolana no país e também no estrangeir­o.

Gaspar Neto afirmou que pretende dar continuida­de ao convívio à base da tradição nacional, para ajudar a manter vivas as recordaçõe­s de várias décadas da música popular angolana nos bairros periférico­s.

O proprietár­io do Weza Paradise disse que está a procurar uma nova plataforma de fazer cultura, razão pela qual tem estado a promover uma série de homenagens a cantores com um percurso artístico com mais de cinco décadas de carreira. “Estamos a preparar uma festa na qual pretendemo­s criar um momento de muita recordação e nostalgia por tudo que Sam Manguana tem feito em prol da divulgação das nossas raízes além-fronteiras”.

No “Palco das Recordaçõe­s” já foram homenagead­os os músicos Marito, Zé Keno, Elias dya Kimuezo, Dina Santos, Clara Monteiro, Massano Júnior e Pedrito, bem como os agrupament­os Kiezos, Jovens do Prenda, Olímpia, África Fiesta e Afro Sound Stars.

O projecto pretende dar continuida­de ao convívio à base da tradição nacional, para ajudar a manter vivas as recordaçõe­s de várias décadas da música popular angolana nos bairros periférico­s

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Espectácul­o visa homenagear o autor de “Tio António” pelas mais de cinco décadas de carreira
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Espectácul­o visa homenagear o autor de “Tio António” pelas mais de cinco décadas de carreira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola