Jornal de Angola

Internacio­nal angolano convence Jorge Jesus

Avançado formado no 1º de Agosto deixa adeptos felizes por fazer parte do plantel do Sporting para a nova época

- António de Brito

Camisola 57, o angolano Gelson Dala é o sexto dos sete avançados escolhidos por Jorge Jesus para fazer golos e ajudar o Sporting de Portugal a atacar o título português que escapa há 15 anos, superando a concorrênc­ia do colombiano Leandro Ruiz, emprestado ao Boavista.

Em Dezembro passado Gelson chegou a Portugal, na companhia de Ary Papel, depois do acordo rubricado entre o 1º de Agosto e do Sporting.

Ao serviço da equipa B, Gelson estreou-se na derrota frente ao Portimonen­se (04), no dia 15 de Janeiro. No segundo jogo foi decisivo no empate (1-1), diante do Sporting da Covilhã, ao marcar aos 24 minutos. A partir daí o goleador do Girabola’2016 passou a ser opção do técnico João de Deus.

Nos 18 jogos realizados, Gelson marcou 13 golos (0,72 tentos por partida), tornando -se no melhor marcador da equipa B, num acumulado de 1.341 minutos. Na préépoca agradou a Jorge Jesus, depois de já ter trabalhado por diversas vezes com o plantel principal, no final da passada, na Academia de Alcochete. Produto das escolas do 1º de Agosto, estreouse com 18 anos no Girabola de 2014, pelas mãos de Dragan Jovic, que seguir a escolha feita por Daúto Faquirá para o ataque dos militares. Nove golos foi o cartão de visita do avanço.

Em 2015, ano em que Recreativo do Libolo e 1.º de Agosto terminar o Girabola com 60 pontos, tendo a vantagem recaído para o conjunto do Cuanza-Sul na discussão do título Gelson dez tentos em 15 jogos. No ano seguinte passeou classe, com exibições e golos, 23 em 28 jogos disputados, sagrandose melhor marcador da prova.

Ao serviço dos Palancas Negras, tem sido o abono de família, seguindo as peugadas de Akwá, antigo goleador.

Contactado pelo Jornal de Angola, Carlos Hendrick, presidente do 1º de Agosto, manifestou-se satisfeito: “O Gelson é um jogador brilhante e muito dedicado ao trabalho. Tem grande margem de progressão.”

O técnico Mário Calado considera o avançado uma espécie rara em Angola. “Nunca duvidei da permanênci­a dele no plantel. Estou feliz por termos um jogador com essas qualidades.”

 ??  ?? CONTREIRAS PIPAS | EDIÇÕES NOVEMBRO Goleador é uma das grandes esperanças dos Palancas Negras no apuramento para o CAN
CONTREIRAS PIPAS | EDIÇÕES NOVEMBRO Goleador é uma das grandes esperanças dos Palancas Negras no apuramento para o CAN

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola