Jornal de Angola

Todos por Gelson Dala

-

A notícia de que Gelson Dala entrou para o plantel da equipa principal do Sporting de Portugal foi bem recebida pelos adeptos angolanos e nos mais variados círculos desportivo­s no país. Os amantes do futebol no país exultam de vaidade, por terem um conterrâne­o a disputar uma das melhores ligas da Europa, por considerar­em que o jogador em campo vai disseminar a imagem da pátria e será capaz até de aumentar o número de seguidores do emblema leonino, mesmo não sendo adeptos daquele clube.

Estamos lembrados de outros craques angolanos que jogaram no Benfica de Lisboa, como Paulão, Akwá e Pedro Mantorras, cujas exibições eram acompanhad­as com muito carinho, cá no país, por milhares de adeptos independen­temente das suas afinidades clubistas em Portugal.

Acredito que será assim quando Gelson Dala entrar em campo com a camisola do Sporting, porque o garoto de 21 anos, para os milhares de amantes do futebol em Angola, estará a representa­r e mostrar a qualidade futebolíst­ica do país.

Depois da sua brilhante entrada no futebol português, ao marcar 13 golos em 17 partidas pela segunda equipa leonina, os adeptos de Angola estão à espera e torcem para que mereça muitas vezes a confiança do técnico e possa fazer o que mais gosta: marcar golos, o que vai deixar certamente felizes os seguidores do futebol doméstico, como se tivessem sido eles a fazê-los.

Os adeptos de Angola também vão ficar furiosos com Jorge Jesus, quando este preterir o nosso “embaixador” na primeira divisão de Portugal. Os mais exigentes, se calhar, vão mesmo xingar o homem, apesar de ele, coitado, nem sequer ouvir os impropério­s. ‘JJ’ já foi xingado quando não deu os minutos que o Mantorras precisava no seu consulado no Benfica, mas agora já é bem visto por ter aprovado Gelson Dala.

Até há adeptos benfiquist­as que admitem golos do garoto contra a sua equipa de eleição, desde que não contribuía­m para a derrota. É importante o jogador estar no plantel leonino, mas é preciso que jogue regularmen­te e não seja relegado para o banco de suplentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola