Jornal de Angola

Terrorismo é desafio para a África Ocidental

-

O Conselho de Segurança da ONU saudou os desenvolvi­mentos políticos em alguns países da África Ocidental, mas manifestou preocupaçã­o com a ameaça do terrorismo na região.

Num documento divulgado ontem, o órgão condenou “de forma veemente” todos os ataques terrorista­s realizados na região, com destaque para os no norte e centro do Mali e da Bacia do Lago Chade, principalm­ente por grupos como o Boko Haram e o Estado Islâmico.

O Conselho de Segurança encorajou Estados-membros e parceiros multilater­ais a darem apoio à Força-Tarefa Conjunta Multinacio­nal para “garantir a sua plena operaciona­lização” e aumentar as acções colectivas para combater o Boko Haram.

Através do Escritório da ONU na África Ocidental e Sahel, ressaltou o compromiss­o de trabalhar para fortalecer a cooperação para combater ameaças de seguranças entre fronteiras e impedir a propagação do terrorismo. Em relação à GuinéBissa­u, o Conselho de Segurança reiterou a sua preocupaçã­o com a situação e pediu a todos os líderes políticos do país que respeitem o Acordo de Conacri e acções da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), para ajudar a encontrar uma saída para a crise política.

O comunicado também fez referência à difícil situação humanitári­a causada por acções terrorista­s na região da Bacia do Lago Chade.

À comunidade internacio­nal, o órgão pediu que “apoie imediatame­nte” as pessoas mais afectadas pela crise nos Camarões, no Chade, no Níger e na Nigéria. Também pediu a governos regionais para facilitare­m o acesso humanitári­o e trabalhare­m com as Nações Unidas no desenvolvi­mento de opções para entrega de ajuda. Sobre a Costa do Marfim, o Conselho de Segurança saudou o progresso feito em paz, estabilida­de e prosperida­de económica após o encerramen­to da Missão da ONU no país, em 30 de Junho.

 ??  ?? STEFAN HEUNIS | AFP Boko Haram é ameaça séria na região ocidental de África
STEFAN HEUNIS | AFP Boko Haram é ameaça séria na região ocidental de África

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola