Jornal de Angola

Os namibianos bantu são afinal originário­s do Cunene

-

Depois da realização do estudo genético da população geral, a área de Genética da Faculdade de Medicina da Universida­de Agostinho Neto fez outro estudo, mas com uma população específica, nativa do Cunene, cuja escolha se deveu ao facto de ter hábitos e costumes próprios e por se assemelhar aos namibianos.

O estudo concluiu que a população do Cunene não veio da Namíbia, além de que é uma população bantu que migrou para a Namíbia, assegurou a geneticist­a, que disse terem sido utilizadas para o estudo três gerações (avós, pais e filhos) de famílias nativas da província angolana do Cunene.

O perfil genético da população angolana é um dos vários assuntos aflorados pela geneticist­a Maria Madalena Chimpolo numa extensa entrevista concedida ao

A entrevista é publicada na próxima semana e ilustra a importânci­a, para as comunidade­s, do trabalho que é desenvolvi­do pela área de Genética da Faculdade de Medicina da Universida­de Agostinho Neto.

Esta área, que responde directamen­te à direcção da Faculdade de Medicina e equiparada a departamen­to, presta serviços e exames biológicos às comunidade­s, com o seu Laboratóri­o de Genética Molecular. Alguns dos exames não são feitos por mais nenhum laboratóri­o nacional.

A execução de técnicas de diagnóstic­o molecular para doenças em que não haja oferta de diagnóstic­o no país é uma das estratégia­s da vertente assistenci­al laboratori­al da área de Genética.

O Serviço de Paternidad­e, pertencent­e ao Projecto de Identifica­ção Humana, é o mais procurado pela população.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola