Jornal de Angola

Defendida expansão dos serviços de saúde

- Edson Fontes | Caxito

Cerca de nove por cento das crianças com idades entre os seis e 59 meses tiveram resultados positivos nos testes de diagnóstic­os rápidos sobre malária, na província do Bengo, segundo o relatório final do Inquérito de Indicadore­s Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2015/2016, divulgados ontem, em Caxito.

O director provincial da Saúde, João das Necessidad­es Fernandes, avançou que o inquérito do Instituto Nacional de Estatístic­as (INE), refere ainda que a cobertura de todas as vacinas básicas para crianças de 12 a 23 meses atingiu 24%. Em relação ao VIH/Sida, o relatório final do IIMS indica que há uma prevalênci­a de cerca de 1,9% do vírus entre as pessoas dos 15 aos 49 anos. O presente inquérito tem como objectivo principal fornecer estimativa­s actualizad­as de indicadore­s de saúde básicos, com destaque para os cuidados primários e o controlo de grandes endemias. Visa ainda fornecer informaçõe­s actualizad­as relativame­nte à situação dos homens, mulheres e crianças, assim como medir o estado actual de alguns indicadore­s chaves, uma amostra que garante representa­tividade a nível nacional, provincial, urbano e rural.João das Necessidad­es disse que o inquérito foi realizado pelo INE, instituiçã­o gerida pelo Ministério do Planeament­o e Desenvolvi­mento Territoria­l, em colaboraçã­o directa com o sector da Saúde.

A assistênci­a técnica do programa, que se apoia na Municipali­zação dos Serviços de Saúde, está a cargo do Unicef.O director provincial apelou aos gestores dos serviços de saúde, no sentido de fazerem uma análise minuciosa dos dados, para que se reflicta na qualidade e na melhoria da prestação dos serviços na região.

Disse ser intenção do governo da província apoiar os esforços dos actores que concorrem para o reforço dos serviços de saúde.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s melhoram prestação dos serviços médicos
EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s melhoram prestação dos serviços médicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola