Jornal de Angola

Saúde da mulher é alvo de campanha

-

A ONUSIDA e a organizaçã­o Mediaplane­t lançaram, na quarta-feira, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, uma nova campanha para chamar a atenção para a saúde materna no mundo.

O objectivo da iniciativa é tratar de vários estudos que afectam as mulheres, assim como colher ideias dos provedores de serviços de saúde e de activistas do sector.

O director executivo da ONUSIDA, Michel Sidibé, disse que “é preciso reforçar a interface entre os provedores de serviços de saúde e a população, para a melhoria da monitoriza­ção do que acontece em cada comunidade.”

Michel Sidibé explicou que dessa forma vai ser possível assegurar que as grávidas tenham acesso a serviços de saúde e que possam ser monitoriza­das não somente em relação à sida mas para todas as questões de saúde.

De acordo com o último relatório da ONUSIDA, intitulado “Acabar com a sida progresso em direcção às metas 90-90-90”, cerca de 76 por cento das grávidas com VIH tiveram acesso a medicament­os anti-retrovirai­s em 2016, bem mais do que os 47 por cento de 2010.

Com os objectivos 90-9090, as Nações Unidas querem que 90 por cento das pessoas com VIH sejam diagnostic­adas, 90 delas recebam tratamento anti-retroviral e que desse grupo 90 tenham a infecção suprimida até 2020.

Os cinco países onde o problema é mais grave - África do Sul, Botswana, Namíbia, Suazilândi­a e Uganda - conseguira­m atingir o objectivo de fornecer diagnóstic­o e remédios anti-retrovirai­s a 95 por cento das gestantes e a mulheres que estão a amamentar e vivem com VIH.

A ONUSIDA alerta que as doenças relacionad­as com a sida continuam a ser a principal causa de morte entre mulheres em idade reprodutiv­a, dos 15 aos 49 anos, no mundo.

 ??  ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Aleitament­o materno é importante para o filho e para a mãe
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Aleitament­o materno é importante para o filho e para a mãe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola