Jornal de Angola

SINISTRALI­DADE

Em menos de sete dias vários acidentes rodoviário­s ceifaram a vida de quase duas dezenas de cidadãos num registo que impõe uma reflexão sobre o assunto

-

Acidentes trágicos no Bengo e Luanda

Em mais um episódio triste do trânsito em Luanda, na madrugada de ontem, seis pessoas, entre elas cinco homens e uma mulher em estado de gestação, morreram numa colisão entre dois veículos na estrada nacional 100, na zona sul de Luanda, nas proximidad­es do bairro Ramiros, município de Belas.

Segundo Faustino Minguês, o acidente causou ainda dez feridos, entre graves e ligeiros, que foram evacuados para os hospitais do Prenda e Josina Machel, sendo oito do sexo masculino e dois do feminino.

De acordo com o responsáve­l, o acidente ocorreu quando um autocarro de transporte de passageiro­s interprovi­ncial com destino à cidade de Luanda embateu contra um camião cisterna de água potável estacionad­o na faixa de rodagem. Presume-se que o excesso de velocidade, a falta de prudência e a inexistênc­ia de sinalizaçã­o para identifica­r o camião estacionad­o esteve na base do acidente.

Choque com combóio

Num outro acidente na manhã de ontem, quatro pessoas ficaram feridas na manhã de ontem, na sequência de um choque entre uma locomotiva do Caminho-deFerro de Luanda (CFL) e uma viatura pesada contentori­zada, na passagem de nível da zona da Frescangol, no município do Cazenga.

Faustino Minguês, portavoz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, disse que o caso ocorreu por volta das seis horas e 30 minutos, no momento em que o motorista tentou passar sobre a linha quando o comboio se aproximava. Entre os feridos ligeiros, transporta­dos para uma unidade hospitalar, estavam os dois maquinista­s e os ocupantes das duas viaturas envolvidas no acidente.

“A locomotiva embateu contra a viatura pesada e, por sua vez, o contentor que transporta­va foi projectado contra duas outras viaturas, causando prejuízos avultados na locomotiva e noutras quatro viaturas“, informou.

A locomotiva do CFL de transporte de passageiro­s saía da Estação do Bungo (Ingombota) para o município de Viana e o camião transitava no sentido Marco Histórico do 4 de Fevereiro, no Cazenga, para a avenida Deolinda Rodrigues. Devido ao acidente, a avenida dos Comandos, que dá acesso à estrada nacional 230, até ao final da tarde de ontem estava interditad­a e, como resultado, se registava um enorme engarrafam­ento.

Na quarta-feira, na província do Bengo, uma colisão entre duas viaturas causou a morte de 13 pessoas, que ficaram carbonizad­as, o que motivou uma manifestaç­ão de pesar do Presidente da República.

 ??  ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Imagem ilustra um dos vários acidentes nas vias com consequênc­ias humanas e materiais
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Imagem ilustra um dos vários acidentes nas vias com consequênc­ias humanas e materiais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola