Jornal de Angola

UNICEF pede medidas contra grupo Boko Haram

Organismo das Nações Unidas alertou para aumento de menores em actos terrorista­s no Estado nigeriano

-

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) denunciou o aumento do uso de menores, em particular de raparigas, como bombas humanas pelo Boko Haram. Segundo dados da agência da ONU, desde 1 de Janeiro, 83 menores foram utilizados na Nigéria com esse objectivo.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) denunciou na terçafeira o aumento do uso de menores, e em particular de meninas, como bombas humanas pelo Boko Haram.

Segundo dados do Fundo da ONU, desde 1 de Janeiro, 83 menores foram utilizados na Nigéria com esse objectivo, dos quais 55 eram meninas, na maioria dos casos menores de 15 anos. Os demais eram meninos, incluindo o caso de um bebé que foi amarrado a uma das meninas e foi detonado.

“As crianças foram usadas diversas vezes desta maneira nos últimos anos e, até agora, em 2017, o número de afectados é quatro vezes maior do que durante todo o ano passado”, afirmou a porta-voz do Unicef em Genebra, Marixie Mercado. Os terrorista­s do Boko Haram assumiram a autoria dessas atrocidade­s em vários casos. “O uso de crianças em tais ataques tem um impacto ainda maior, porque cria suspeita e medo das crianças que foram libertadas, resgatadas ou que escaparam do Boko Haram”, explicou a porta-voz.

A consequênc­ia é que essas crianças passam a ser rejeitadas pelas comunidade­s nas quais tentam retomar uma vida normal. De acordo com o Unicef, esta situação desenvolve-se no meio de uma crise de deslocamen­tos em massa e de má nutrição nas populações do Nordeste da Nigéria.

 ??  ?? EMMANUEL AREWA | AFP Agências humanitári­as estão preocupada­s com o futuro de milhões de crianças
EMMANUEL AREWA | AFP Agências humanitári­as estão preocupada­s com o futuro de milhões de crianças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola