Jornal de Angola

Sector turístico faz aumentar postos laborais

-

Cento e trinta e um mil postos de trabalho foram criados este ano, em todo o país, pelo sector da Hotelaria e Turismo, informou, no Lubango, o director-geral do Instituto de Fomento do Turismo, Eugénio Clemente. Os postos de trabalho foram preenchido­s por jovens colocados no ramo da restauraçã­o e prestação de serviços.

Cento e trinta e um mil postos de trabalho foram criados, este ano, em todo o país, pelo sector da Hotelaria e Turismo, informou terça-feira, no Lubango, o director-geral do Instituto de Fomento do Turismo, Eugénio Clemente. Os empregos foram preenchido­s por jovens que foram colocados em unidades hoteleiras, no ramo da restauraçã­o, prestação de serviço e outras áreas.

Com esta cifra, se registou um aumento de 21 mil postos de trabalho em relação ao período homólogo, disse Eugénio Clemente.

Sublinhou que o sector da Hotelaria é, neste momento, o que mais emprega jovens, atendendo aos novos investimen­tos que estão a ser feitos no ramo, com maior incidência para o privado. A entrada de turistas em Angola, disse, registou uma queda significat­iva em 2016, pois baixou de 650 mil, em 2015, para 550 mil.

“Acredito que, no próximo ano, as coisas venham a melhorar, pois trata-se de uma fase temporária", realçou. Actualment­e, o sector emprega mais de 700 mil pessoas no país.

Na semana passada, o ministro da Hotelaria e Turismo afirmou, ao inaugurar, no Lubango, um hotel de cifrado em 25 milhões de dólares (mais de quatro mil milhões de kwanzas), que a criação de pacotes pode estimular o turismo no país, a curto prazo, e criar mais postos de trabalho para os jovens.

Paulino Baptista ressaltou que, apesar de o Estado ter políticas de fomento cabe aos operadores promoverem os destinos turísticos que exploram, com a criação de pacotes mais baratos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola