Jornal de Angola

Situação do Lesoto preocupa a SADC

-

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, considerou crítica a situação política no Lesoto, depois do assassinat­o do comandante das Forças de Defesa.

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, considerou, na sexta-feira, em Luanda, de crítica a situação política no Lesoto, um país encravado na África do Sul.

O chefe da diplomacia angolana falava no Aeroporto Internacio­nal de Luanda, depois de ter regressado de Maseru, capital do Lesoto, onde avaliou, com as autoridade­s locais, a situação política e militar no país membro da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC).

A situação política e militar no Lesoto deteriorou-se depois do assassinat­o do comandante da Força de Defesa. O general Khoantle Motsomots'o e dois outros oficiais foram mortos terçafeira, em Maseru, durante um tiroteio numa caserna.

Angola assumiu, em Agosto último, a presidênci­a do Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC, em substituiç­ão da República Unida da Tanzânia. E foi nesta qualidade que Georges Chikoti se deslocou a Maseru, para chefiar a missão daquele órgão regional.

“O Lesoto vive uma situação de crise e nós fomos (para lá) porque o país é membro da SADC. A missão do órgão de defesa e segurança teve como objectivo avaliar os últimos acontecime­ntos e foi produzido um relatório que será entregue ao presidente da comunidade, que deverá convocar uma Cimeira da Troika para a tomada de decisões”, salientou Georges Chikoti.

Durante a permanênci­a no Lesoto, o chefe da diplomacia angolana teve um encontro com o Rei Letsie III, a quem informou sobre os resultados das eleições gerais de 23 de Agosto, que deram vitória ao MPLA, com 61,07 por cento dos votos.

O ministro das Relações Exteriores visitou o Comando das Forças de Defesa do Lesoto e reuniuse com líderes políticos, religiosos e membros da representa­ção do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da SADC.

O director do Gabinete para a SADC do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Sandro de Oliveira, afirmou recentemen­te que Angola vai priorizar o acompanham­ento da situação política no Lesoto e na República Democrátic­a do Congo.

O diplomata indicou que Angola tem acompanhad­o a implementa­ção da Unidade de Mediação, Prevenção e Resolução de Conflitos da SADC, um instrument­o que tem como objectivo evitar crises políticas.

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro das Relações Exteriores chefiou missão da SADC
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro das Relações Exteriores chefiou missão da SADC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola