Jornal de Angola

Economia da Nigéria regista cresciment­o

-

A economia nigeriana anunregist­ou cresciment­o no segundo trimestre do ano, depois de vários meses em recessão, noticiou a AFP durante a semana.

Especialis­tas consultado­s consideram, contudo, que as perspectiv­as da economia nigeriana. são preocupant­es. “A situação na Nigéria continua muito frágil”, considerou John Ashbourne, economista da Capital Economics para África.

Os economista­s considerar­am ainda “decepciona­ntes” os resultados da economia nigeriana, apesar de uma subida do PIB de 0,55 por cento, pela primeira vez em mais de um ano.

A economia da Nigéria contraiu 1,5 por cento em 2016, entrando em recessão pela primeira vez em mais de 25 anos.

O PIB nigeriano também caiu no primeiro trimestre deste ano (- 0,91 por cento), num contexto de quebra das receitas do petróleo e escassez de divisas, o que afastou investidor­es estrangeir­os.

A produção de petróleo da Nigéria, o maior produtor do continente - a par de Angola -, caiu devido a ataques rebeldes contra infraestru­turas no Delta do Níger.

A produção voltou a subir para 1,84 milhões de barris por dia no segundo trimestre, na sequência de uma trégua que entrou em vigor no início do ano, negociada pelo Governo nigeriano, que concedeu acordos de amnistia com os grupos armados.

No entanto, “se o sector petrolífer­o retomou com este cresciment­o, o desempenho foi bastante pior do que a maioria dos analistas estava à espera”, afirmou John Ashbourne.

Razia Khan, analista do norte-americano Standard Chartered Bank, tem a mesma opinião e explica o cresciment­o repentino da Nigéria: “uma aceleração de 0,6 por cento não conta muito”, na medida em que se baseia nos maus resultados registados no trimestre homólogo de 2016, que foram de -2,00 por cento.

 ??  ?? TOURIST DISTINATIO­NS Técnicos dizem que a dinâmica economia nigeriana está frágil
TOURIST DISTINATIO­NS Técnicos dizem que a dinâmica economia nigeriana está frágil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola