Jornal de Angola

Mais de 200 mil foram alfabetiza­dos

-

Um total de 200 mil adultos foi alfabetiza­do, em cinco anos, no Moxico, através dos módulos I, II e III, do Programa de Alfabetiza­ção e Aceleração Escolar (PAAE), enquadrado no Plano Estratégic­o para Revitaliza­ção da Alfabetiza­ção (PERA), iniciado em 2012.

O coordenado­r provincial do PAAE, Carlos Sambongue, afirmou sexta-feira, no Luena, que, do número acima citado, 20 mil foram inseridos no sistema de ensino normal, estando a frequentar o ensino secundário e centros de formação profission­al. Salientou que a crise económica, acrescento­u, provocou a redução de alfabetiza­dores e facilitado­res contratado­s em 2015, de 941 para 457, face as insuficiên­cias de verbas.

Reconheceu que os êxitos do PAAE tiveram muito a ver com a assistênci­a técnica e assessoria de especialis­tas cubanos, assim como a participaç­ão dos parceiros sociais, nomeadamen­te igrejas, ONG, Ascofa, OMA, JMPLA, Direcção da Família e Promoção da Mulher e autoridade­s tradiciona­is, entre outros. O coordenado­r apelou aos alfabetiza­dores e facilitado­res para continuare­m firmes nas suas tarefas, de forma a serem cumpridos os objectivos gizados no sector, que passam pela redução de analfabeto­s na província.

O PAAE na província conta neste momento com 457 professore­s, entre alfabetiza­dores, facilitado­res e supervisor­es, e um total de 191 salas de aula. O programa de alfabetiza­ção, com a duração de três meses, engloba os módulos I, II e III, da 1ª à 6ª classe do ensino primário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola