Jornal de Angola

Mosquitos migram para novas regiões

-

O Programa de Monitorame­nto de Doenças Emergentes (ProMED), supervisio­nado pela Sociedade Internacio­nal de Doenças Infecciosa­s, tem publicados desde Junho,vários relatórios envolvendo todas as espécies de mosquitos conhecidas por transmitir doenças humanas.

A maioria dos documentos tem preocupado os Estados Unidos, onde, por exemplo, Aedes aegypti, o mosquito da febre amarela, que também difunde Zika, dengue e chicungunh­a, vem subindo em Califórnia e Nevada, onde nunca, ou raramente, haviam sido vistos.

Outros relatórios notaram espécies de mosquitos encontrada­s pela primeira vez em certas ilhas do Pacífico Sul, ou em partes da Europa, onde os invernos severos anteriorme­nte os mantiveram a distância.

O Programa de Monitorame­nto de Doenças Emergente divulgou alertas de organizaçõ­es governamen­tais e outras fontes, com notas que colocam estes relatos em contexto e separam os verdadeira­mente alarmantes dos meramente alarmistas.

Ao longo dos anos, o site da ProMED relatou a dura batalha da Public Health England para conter o Aedes albopictus, mosquito oriundo dos países do Tigre asiático, que Shakespear­e em “Richard II” chamou de “fortaleza construída pela natureza para si mesma contra a infecção”. O Aedes albopictus estabelece­u-se na Itália e no sul da França, onde se espalhou o chicungunh­a. As autoridade­s de saúde britânicas agora têm mais de 30 estações de vigilância em portos, aeroportos e paragens de camiões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola