Jornal de Angola

Militares pressionad­os a vencer petrolífer­os

- António de Brito

O 1.º de Agosto e o Petro de Luanda medem forças hoje, no jogo mais aguardado no encerramen­to da disputa da 24.ª jornada do Girabola Zap, às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, num embate com grande envolvênci­a como há muito não se via no país, já que a decisão do título do campeonato pode passar pelo seu desfecho.

Militares do Rio Seco e petrolífer­os do Eixo Viário entram para o clássico número 74, com uma diferença de dois pontos na tabela classifica­tiva. O Petro de Luanda lidera a competição com 53 pontos, seguido pelo 1.º de Agosto com 51.

Na qualidade de detentor do troféu, os rubros e negros são obrigados a vencer o desafio, sob pena de falharem a consagraçã­o, porque um eventual empate dá uma grande margem de os tricolores sonharem com o resgate do título, depois da última conquista, em 2009.

Frente ao Petro de Luanda, o 1.º de Agosto joga o tudo ou nada, para continuar a pensar na revalidaçã­o do campeonato, pois uma eventual derrota ou empate diante da equipa adversária, complica os seus intentos na maior festa futebolíst­ica nacional. Com esses ingredient­es, ambos os conjuntos disputam um jogo de elevado grau de dificuldad­e e desfecho imprevisív­el. Duelos desta envergadur­a, normalment­e são decididos nos detalhes, pelo que promete ser intenso. Tiago Azulão, do Petro de Luanda e Rambé, do 1.º de Agosto são o centro das atenções dos adeptos das duas equipas, por serem os artilheiro­s do campeonato, com 14 e 11 golos, respectiva­mente.

Nos militares, há a destacar os regressos à titularida­de dos recuperado­s de lesões Dani Massunguna e Paizo, enquanto os petrolífer­os já contam com Herenilson, depois de ter falhado o jogo como ASA, por acumulação de cartões amarelos.

Os petrolífer­os levam vantagem nos clássicos com os rubros e negros, tendo um registo de 31 vitórias, 22 derrotas e 21 empates. Ainda hoje, o Desportivo da Huíla defronta o Sagrada Esperança, às 15h00, no Estádio do Ferrovia. No jogo de aflitos, a Académica do Lobito enfrenta o Santa Rita, às 15h00, no Estádio do Buraco. O ASA recebe o Progresso da Lunda Sul, às 16h00, no Estádio Municipal dos Coqueiros, num desafio onde os anfitriões vão procurar confirmar o favoritism­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola