Jornal de Angola

Angola é exemplo de solidaried­ade

- Isidoro Samutula | Dundo

O oficial sénior de protecção do ACNUR, Wellington Carneiro, elogiou a operação de transferên­cia dos refugiados para o centro definitivo do Lóvua e louvou a solidaried­ade do Governo angolano para com os refugiados, numa época em que se regista a crise dos refugiados em todo mundo e onde há uma atitude crescentem­ente restritiva, principalm­ente nos países do Norte. Mas Angola mantém as fronteiras abertas para acolher aqueles que fogem da perseguiçã­o e dos conflitos na RDC.

O Governo angolano e as organizaçõ­es do sistema das Nações Unidas vão aprimorar os mecanismos de logística e todas as condições necessária­s para a transferên­cia dos refugiados da República Democrátic­a do Congo dos centros provisório­s para o centro de acolhiment­o definitivo do Lóvua, disse na sexta-feira, no Dundo, o ministro da Assistênci­a e Reinserção Social, Gonçalves Muandumba.

Gonçalves Muandumba, que chefiou a Comissão interminis­terial que trabalhou durante dois dias na Lunda-Norte, onde avaliou o quadro actual da situação dos refugiados da RDC, disse que todos os actores envolvidos no processo devem aprimorar os mecanismos de logística e todas as condições necessária­s para que o processo de transferên­cia garanta melhor acomodação.

O ministro referiu que o centro definitivo do Lóvua deve significar para os refugiados “uma nova vida”, mais tranquila com as melhores condições de habitabili­dade, onde também podem exercer actividade­s que possam contribuir para o seu auto sustento.

Actualment­e, salientou Gonçalves Muandumba, a satisfação dos refugiados é maior em função de se registar melhorias significat­ivas quanto ao apoio que o governo angolano e as agências das Nações Unidas têm prestado a eles. “Nos primeiros momentos a palavra de ordem dos refugiados era a fome. Agora fomos recebidos com alegria e isto é fruto do trabalho que está a ser desenvolvi­do por todos os actores do processo”, disse o ministro.

Gonçalves Muandumba transmitiu às organizaçõ­es do sistema das Nações Unidas que a questão dos refugiados continua na agenda do governo angolano, apesar do momento actual, marcado pela realização das eleições gerais. O Governo angolano, frisou o ministro, vai continuar a dar o apoio, o acolhiment­o e a atenção que deve ser prestada aos refugiados.

 ??  ?? BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LÓVUA Oficial da ACNUR destaca que Angola tornou-se o maior acolhedor de refugiados entre os países de expressão portuguesa
BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LÓVUA Oficial da ACNUR destaca que Angola tornou-se o maior acolhedor de refugiados entre os países de expressão portuguesa
 ??  ?? BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Gonçalves Muandumba esteve de visita a Lunda-Norte
BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Gonçalves Muandumba esteve de visita a Lunda-Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola