Jornal de Angola

Milhões de habitantes forçados a sair de casa

-

Após voltar à categoria cinco, o furacão Irma atinge Cuba e dirige-se ao Estado do sudeste americano, da Flórida, onde cerca de 5,6 milhões de pessoas receberam ordem de evacuação. O ciclone é o mais poderoso já registado no Atlântico. O furacão Irma voltou à categoria cinco, a mais alta na escala SaffirSimp­son, e avançava ontem pelo arquipélag­o de Camaguey, no norte de Cuba, com ventos de até 260 quilómetro­s por hora.

Após voltar à categoria cinco, furacão “Irma” atinge Cuba e dirige-se ao estado do sudeste americano, onde cerca de 5,6 milhões de pessoas receberam ordem de evacuação.O ciclone é o mais poderoso já registado no Atlântico.

O furacão “Irma” voltou à categoria cinco, a mais alta na escala SaffirSimp­son, e avançava ontem pelo arquipélag­o de Camaguey, no norte de Cuba, onde tocou a terra na noite de sextafeira, com ventos de até 260 quilómetro­s por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

A mesma fonte revelou que, depois de “varrer” o norte de Cuba, o “Irma” tinha chegada na Flórida prevista para a madrugada de hoje. Na sexta-feira, o governo da Flórida ordenou a maior retirada de pessoas da história do estado americano.

De acordo com o responsáve­l do programa de furacões da Flórida, Andrew Sussman, perto de 5,6 milhões de moradores receberam ordem de evacuação devido aos perigos mortais do furacão.

“Não esta noite, não em uma hora. Agora!”, afirmou o governador do estado, Rick Scott, a partir da capi- tal Tallahasse­e, em relação à urgência de as pessoas, que receberam uma ordem de evacuação, abandonare­m as suas residência­s e irem para abrigos.

Na noite de quinta-feira Rick Scott pediu o encerramen­to até amanhã de todas as escolas e universida­des públicas para que possam estar disponívei­s como abrigos para os primeiros efeitos do Irma.

“Irma” é o furacão mais poderoso já registado no Atlântico, onde deixou pelo menos 19 mortos ao passar pelas Pequenas Antilhas e Porto Rico e destruiu a ilha de Barbuda e a parte francesa de Saint Martin.

 ??  ?? GAZETA ONLINE Milhares de habitantes do Estado norte-americano forçados a deixar as suas casas
GAZETA ONLINE Milhares de habitantes do Estado norte-americano forçados a deixar as suas casas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola