Jornal de Angola

Percurso da moeda em exposição na Galeria Tamar Golan

-

A Galeria Tamar Golan acolhe, desde sexta-feira até ao dia 26 , a exposição colectiva “Do Zimbo ao Kwanza”, como sendo uma homenagem a um dos símbolos do país, neste caso a moeda nacional.

Em comunicado enviado á Angop a galeria informa que a amostra colectiva, cuja temática é a evolução da moeda em Angola através dos tempos, conta com obras dos artistas plásticos Adão Mussungo, Cristiano Mangovo, Dom Sebas Cassule, Heitor Paulo, Mumpasi Meso e Walter Pataca. A exposição mostra registos históricos que tiveram o seu início antes da época colonial, num período em que se utilizavam como meio de troca no território nacional com colares formados por rodelas de conchas de caracóis.

Adão Mussungo formado em pintura pelo Instituto Nacional de Formação Artística e em Ciências da Comunicaçã­o. Coordenado­r da Brigada de Jovens Artistas Plásticos (BJAP),fez diversas exposições colectivas e individuai­s na Itália, Portugal, Moçambique e África do Sul. Cristiano Mangovo é graduado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Kinshasa, na República Democrátic­a do Congo.

Walter Pataca e Heitor Paulo pertencem na mais recente geração de artistas plásticos, cuja tendência estética tem fortes influência­s correntes híbridas.

Dom Sebas Cassule, membro da UNAP e da Associação Internacio­nal de Artes Plás”", sedeada em Nice, França. Participou na Trienal de Luanda em 2007 e 2010, na Bienal de Arte Contemporâ­nea de Florença, em Itália, em 2009 e 2011.

Mumpasi Meso iniciouse nas artes plásticas sob influência do pai, o artista plástico Mumpasi Zameso, com quem aprendeu a pintar mosaico em pedra, experiênci­a que viria a influencia­r o seu estilo.

 ??  ??
 ??  ?? PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Obras de vários artistas retratam a história financeira do país
PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Obras de vários artistas retratam a história financeira do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola