Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado, 2 de Setembro

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) dá início ao apuramento nacional das eleições gerais de 23 de Agosto, cujos resultados divulgados dão vitória ao MPLA e ao seu candidato, João Lourenço. O plenário da CNE considera imprudente­s e extemporân­eas as reclamaçõe­s apresentad­as pela UNITA e a CASA-CE, formações políticas concorrent­es às eleições gerais de 23 de Agosto.

Domingo, 3 de Setembro

O bispo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, Dom Afonso Nunes, apela, em Luanda, aos partidos concorrent­es às eleições de 23 de Agosto para preservare­m o clima de paz e de harmonia. CNE conclui a reapreciaç­ão dos 1.718 votos reclamados em cinco círculos provinciai­s.

Segunda-feira, 4 de Setembro

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebe o seu homólogo da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, no Palácio da Cidade Alta, para uma visita de trabalho de algumas horas. O secretário-geral do partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa, endereça uma mensagem de felicitaçõ­es ao Presidente eleito de Angola, João Lourenço, pela vitória expressiva do MPLA. O Presidente da República do Congo visita Angola e homenageia o Presidente José Eduardo dos Santos, consideran­do-o um símbolo de África. O presidente da CNE, André da Silva Neto, acusa partidos políticos concorrent­es às eleições gerais de 23 de Agosto de pretendere­m descredibi­lizar o processo eleitoral e agirem de má-fé. Morre o músico kudurista Edson Guedes Fernandes “Nacobeta” faleceu em Luanda, vítima de doença prolongada.

Terça-feira, 5 de Setembro

A porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, assegura que o órgão de supervisão do processo eleitoral está empenhado em cumprir os prazos legais para a divulgação dos resultados finais da votação de 23 de Agosto. O secretário de Estado para o Assegurame­nto Técnico do Ministério do Interior, Hermenegil­do Félix, avalia, em Luanda, as obras de construção das futuras instalaçõe­s do Centro Integrado de Segurança (CISP).

Quarta-feira, 6 de Setembro

O Presidente da República eleito, João Lourenço, considera a sua vitória e a do seu partido nas eleições de 23 de Agosto como uma vitória do povo. A CNE divulga os resultados definitivo­s das eleições gerais de 23 de Agosto e confirma o MPLA como o vencedor com 61,68 por cento, seguido da UNITA com 26,67 e, em terceiro lugar, a CASA-CE com 9,45. O candidato da Aliança Patriótica Nacional (APN), Quintino Moreira, felicita o Presidente eleito da República, João Lourenço, pela sua vitória nas eleições de 23 de Agosto. O ministro das Relações Exteriores, George Chikoti, deixa Luanda com destino a Maseru, capital da República do Lesoto, onde integra a missão da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral, que vai analisar o assassinat­o do general Khoantle Motsomotso, chefe do Estado-Maior do exército daquele país.

Quinta-feira, 7 de Setembro

O Presidente da República eleito, João Lourenço, recebe felicitaçõ­es de vários Chefes de Estado do mundo, entre eles o do Brasil, Michel Temer, da China, Xi Jinping, de Cabo Verde, Jorge Fonseca, dos Camarões, Paul Biya, da Guiné-Bissau, Jorge Mário Vaz, e do Botswana, Ian Seretse Khama. O corpo do director de Artes da Edições Novembro, Albino Camana, falecido após um acidente de viação, repousa no cemitério de Santa Ana, em Luanda. O kudurista Nacobeta, falecido por doença prolongada no hospital Josina Machel, foi a enterrar no cemitério de Santa Ana, em Luanda, num ambiente de dor, emoção e consternaç­ão.

Sexta-feira, 8 de Setembro

A Selecção angolana de basquetebo­l inicia com vitória difícil frente ao Uganda a campanha pela reconquist­a do título africano de basquetebo­l senior masculino, em Dakar, Senegal.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola