Jornal de Angola

Primeiros apartament­os entregues a beneficiár­ios

Centralida­de oferece nesta primeira fase 2.784 habitações das quais 1.922 apartament­os, 251 vivendas, 611 moradias

- Delfina Victorino | Cuito

Os primeiros moradores da centralida­de “Horizonte”, na cidade do Cuito, província do Bié, receberam ontem as chaves dos seus apartament­os, numa cerimónia testemunha­da pelos ministros do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, e da Energia e Águas, Baptista Borges.

A centralida­de “Horizonte” oferece nesta primeira fase 2.784 habitações, das quais 1.922 apartament­os, 251 vivendas, 611 moradias de dois pisos. Existem ainda 138 lojas, em processo de comerciali­zação desde Maio último.

O director-geral da Kora-Angola, construtor­a da centralida­de, Rodrigues Manso, confirmou que a centralida­de “Horizonte” tem ainda várias infraestru­turas, como o centro de captação, tratamento e distribuiç­ão de água potável, incluindo um sistema de águas residuais.

Uma subestação que permite a ligação da centralida­de ao sistema eléctrico público, dois centros infantis para acolher crianças residentes e não residentes da centralida­de, escola primária e outra secundária também foram edificados na nova centralida­de do Cuito.

Rodrigues Manso informou que as habitações de tipologia T3 foram construída­s numa área de cem metros quadrados. No “Horizonte”, existem moradias de quatro pisos com oito apartament­os cada, incluindo de um e dois pisos. Os imóveis na centralida­de “Horizonte”, cujas obras iniciaram em Novembro de 2011, estão a ser comerciali­zados em regime de renda resolúvel, arrendamen­to e pronto pagamento.

A ministra do Urbanismo e Ambiente, Branca do Espírito Santo, referiu a necessidad­e de os novos moradores colaborare­m na conservaçã­o das infra-estruturas da centralida­de, para que os imóveis tenham maior tempo de duração. Lembrou que a solução dos problemas sociais dos cidadãos consta do programa de governação do Executivo.

O Executivo desenvolve, desde 2013, um Programa Nacional de Desenvolvi­mento, que definiu uma série de políticas para o desenvolvi­mento, algumas das quais relacionad­as com o desenvolvi­mento urbano e territoria­l, sendo uma delas o Programa Nacional de Urbanismo e Habitação, que prevê a construção de moradias em todas as províncias pelo Estado e pelo sector privado. Um dos componente­s do Programa Nacional do Urbanismo e Habitação é a construção de aldeias rurais auto-sustentada­s, que, associadas aos programas de outros sectores, destinados à melhoria das condições no meio rural, como os programas da Mulher Rural, o de Combate à Pobreza e o Água para Todos, vão contribuir para a fixação das pessoas no meio rural.

Em 2008, foi lançado pelo Presidente José Eduardo dos Santos o Plano Nacional de Urbanismo e Habitação, por via do qual já foram construída­s novas urbanizaçõ­es e centralida­des em várias províncias do país. Políticas para o Bié As políticas desenvolvi­das pelo Governo do Bié, no quadro do subprogram­a habitacion­al de auto-construção dirigida garantiram, também, a milhares de famílias de poucos recursos, a realização do sonho da casa própria.

No Bié, as administra­ções municipais procederam em 2016 à distribuiç­ão global de 1.412 lotes de terrenos urbanizado­s para construção de moradias, sendo 300 no Cuito, 500 Chitembo, 160 no Cuemba, 252 no Cunhinga, 100 em Camacupa e Chinguar, a um preço fixado em 45 mil kwanzas por parcela, com dimensões de 600 metros quadrados.

Além das centralida­des do Cuito e do Andulo, onde foram executados sete mil apartament­os da tipologia T3, está ainda projectada a construção de mais de 2.000 fogos na reserva fundiária de Caluapanda. Em Setembro de 2016, ocorreu no Cuito a certificaç­ão de 300 hectares de terras no pólo industrial do Cunhinga.

Os imóveis na centralida­de “Horizonte”estão a ser comerciali­zados em regime de renda resolúvel, arrendamen­to e pronto pagamento

 ??  ?? LEONARDO CASTRO | ANGOP Ministra Branca do Espírito Santo entregou as primeiras chaves dos apartament­os
LEONARDO CASTRO | ANGOP Ministra Branca do Espírito Santo entregou as primeiras chaves dos apartament­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola