Jornal de Angola

Dimensão do Herói Nacional ganha maior notabilida­de no mês de Setembro

-

tem uma área pedagógica infantil. São quatro oficinas pedagógica­s, que contemplam diferentes faixas etárias. As crianças compreende­m a história por intermédio de ilustraçõe­s.

Samuel, Chelsia e Jaqueline fazem perguntas comuns tal como a maioria das crianças que visitam o memorial. Todos querem saber os nomes dos filhos de Agostinho. Perguntam sobre a viúva e as razões da existência do sarcófago. Uma pergunta menos importante que as crianças fazem é saber sobre as razões da construção

O memorial

do memorial. Enquanto uns entram, outros saem. Eriacline Pacavira tem 13 anos, já Leonilde Chicape, Gracieth Touray e Horácio Francisco têm 14. São alunos da oitava e nona classes no colégio Turma da Bibi. A visita chegou ao fim. Estão recolhidos na bancada para avaliarem conjuntame­nte com os professore­s o grau de percepção que tiveram, antes do lanche. A escola dividiu os alunos em diferentes grupos e, desde a semana passada, visita o memorial.

Eriacline está pela segunda vez no mausoléu. Conta que ficou impression­ada com o sarcófago e a fotografia da família de Neto. Vai para casa com os nomes dos filhos de Agostinho Neto na memória.

Leonilde é franzina e com a visão suportada por óculos. Diz que aprendeu a forma como Neto liderou a luta de libertação nacional. Com calças azuis e camisola castanha, Horácio folheou o caderno que tinha nas mãos para recorrer às anotações. Lê-se, em letras miúdas numa das folhas, que Neto estudou Medicina; nasceu em 1922 e foi casado com Maria Eugénia Neto.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola