Jornal de Angola

Investigaç­ão dos discursos do Poeta Maior é feita por estudantes de vários níveis

-

do Conselho de Administra­ção do Memorial Dr. Agostinho Neto, Jomo Fortunato, afirmou ser necessário motivar os estudiosos nacionais e estrangeir­os, sobretudo jovens, a fazerem investigaç­ão da vida, obra e percurso político de Neto.

De acordo com o entrevista­do, o memorial tem um projecto de investigaç­ão dos discursos de Agostinho Neto, um campo muito pouco visitado. “Há mais estudos sobre as obras poéticas, mas podemos fazer estudos sobre a contextual­ização dos seus discursos

O presidente

políticos”, acrescento­u. O memorial vai editar, em breve, a revista Manguxi, que vai congregar investigad­ores e estudantes dos cursos de Letras, Sociologia e História da Universida­de Agostinho Neto, para colaborare­m nesta revista.

“Pretendemo­s que seja uma revista de prestígio e de referência para os estudos da vida e obra de Agostinho Neto”, disse, para sublinhar que a publicação, que aguarda por apoios financeiro­s, vai ser bilingue (português e inglês).

O memorial instituiu um prémio literário que, embora relacionad­o com Agostinho Neto, é uma homenagem a Maria Eugénia Neto.

O poema “Um Buquê de Rosas” foi escrito por Neto e dedicado a Maria Eugénia Neto. O concurso é aberto às mulheres e a vencedora será anunciada no mês Março, altura que Maria Eugénia faz anos. Os poemas devem ser entregues até dia 30 Novembro.

Jomo Fortunato revelou que o memorial está a elaborar um programa semestral de visitas com as escolas públicas e privadas, com o objectivo de divulgar o percurso de Neto.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola