Jornal de Angola

Nzeto quer rampa na ponte-cais local

-

Pescadores artesanais do município do Nzeto, província do Zaire, queixam-se de inseguranç­a na ponte-cais de apoio à actividade piscatória, construída na costa marítima local, por carecer de uma rampa de facilitaçã­o às operações das embarcaçõe­s.

A ponte-cais, construída na circunscri­ção pelo Ministério das Pescas, a 21 de Março deste ano, visa facilitar a descarga do pescado pelos armadores artesanais. De acordo com o presidente da Associação dos Pescadores Artesanais do Nzeto, Simão Ambrósio, que falava à Angop, os três metros de saída em maré são insuficien­tes para garantir segurança nas operações, pois, adiantou, a ponte cais tem sido frequentem­ente inundada pelas ondas do mar.

Essa infra-estrutura, que tem 150 metros de cumpriment­o, foi construída com material rudimentar, como eucaliptos, vigas e estacas de madeira preciosa, mas o responsáve­l da associação afirma que algumas destas vigas de sustentaçã­o foram já destruídas pelas águas. O pescador Fernando Manuel disse que nenhum dos seus colegas quer arriscar a sua embarcação na ponte, pelas razões enumeradas, tendo solicitado à autoridade competente solução para a situação. Conforme explicou, o Estado gastou muito dinheiro para facilitar a vida dos pescadores locais, pelo que, a infra-estrutura deve estar a altura dessa intenção.

A ponte-cais do Nzeto tem quatro metros de largura e capacidade para suportar três toneladas. A costa marítima do Nzeto é rica em diversas espécies de peixes, com realce para mariscos. A pesca artesanal constitui a principal actividade da população. Situado a 230 quilómetro­s da cidade de Mbanza Congo, o município do Nzeto banhado pelo oceano atlântico é potencialm­ente piscatório, sendo o marisco, cachucho, garoupa, corvina, bagre, tubarão, carapau, sardinha, linguado, dourado, pungo e peixe pargo, as principais espécies capturadas.

 ??  ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Pescadores clamam por melhores condições de segurança
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Pescadores clamam por melhores condições de segurança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola