Jornal de Angola

Angola e Glencore chegam a acordo

-

A Angola LNG e a Glencore Energy UK Limited, com sede em Londres, assinaram ontem um acordo plurianual de venda de gás, com base no qual o consórcio industrial que opera na região petrolífer­a do Soyo fará a entrega de carregamen­tos de LNG à Glencore em diversos pontos do mundo.

O consórcio Angola LNG rubricou recentemen­te um contrato similar, para o fornecimen­to de gás a uma empresa com sede na Alemanha e também com forte presença na Holanda e Reino Unido. Nos termos do acordo assinado com a empresa alemã, a Angola LNG fará entregas de gás em diversos pontos do mundo à RWEST, uma empresa europeia de comerciali­zação de energia.

A Angola LNG é um projecto integrado de aproveitam­ento de gás. Inclui uma fábrica de processame­nto de LNG no “onshore”, um terminal marítimo e instalaçõe­s de carregamen­to, bem como a possibilid­ade de proceder ao desenvolvi­mento de gás não associado (NAG).

O consórcio recolhe, processa e comerciali­za anualmente cerca de 5,2 milhões de toneladas de LNG (incluindo fornecimen­tos de gás natural ao mercado doméstico) e líquidos (propano, butano e condensado­s), a partir da sua fábrica na cidade do Soyo, província angolana do Zaire.

Os accionista­s da Angola LNG Limited são a angolana Sonangol (22,8 por cento), a norte-americana Chevron (36,4 por cento), a britânica BP (13,6 por cento), a italiana ENI (13,6 por cento) e a francesa Total (13,6 por cento).

O Angola LNG contribui para o desenvolvi­mento da indústria angolana de petróleo e gás e para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, constituin­do uma nova fonte de energia limpa. A sua missão é contribuir para a eliminação da queima de gás, fornecer energia limpa e confiável aos seus clientes e proporcion­ar benefícios económicos ao país e às comunidade­s locais.

 ??  ?? DR Glencore é uma das maiores empresas de recursos mineiros
DR Glencore é uma das maiores empresas de recursos mineiros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola