Jornal de Angola

Acesso mais facilitado à Missão de Caconda

Turistas deixam de ter dificuldad­es em chegar à região elevada recentemen­te a Património Cultural Nacional

- Domingos Mucuta | Caconda

O acesso de alunos, fiéis e turistas à Missão Católica de Caconda, na província da Huíla, está mais facilitado, na sequência da inauguraçã­o, na semana finda, de uma ponte, construída de raiz, sobre o rio do Polente, no âmbito do Programa de Investimen­tos Públicos (PIP).

As obras da nova ponte, inaugurada pelo vice-governador da Huíla para o sector Económico, Sérgio da Cunha Velho, ficaram orçadas em oito milhões de kwanzas.

A ponte, com 16,50 metros de cumpriment­o e quatro de largura, tem capacidade para suportar 35 toneladas, o que dinamiza o transporte de pessoas e mercadoria­s.

A nova ponte encurta a distância de sete para quatro quilómetro­s, permitindo que os cidadãos da localidade circulem em segurança, sem riscos de serem arrastados pela corrente das águas, sobretudo no tempo chuvoso, em que o caudal é elevado.

A cerimónia de inauguraçã­o foi assistida por um número consideráv­el de fiéis da igreja e habitantes das duas margens do rio, num sinal de gratidão pela solução de uma das várias dificuldad­es.

Na Missão Católica de Caconda há duas escolas do ensino primário, que albergam perto de 800 crianças em regime de internato e externo. O Jornal de Angola apurou que a missão acolhe crianças de famílias carentes, órfãs e desamparad­as, que beneficiam de ensino gratuito, suportado pela igreja.

A administra­dora municipal de Caconda, Mariana Soma, prometeu, para este ano, a conclusão da escola de sete salas de aula, cujas obras estão paralisada­s há vários meses, devido à crise financeira que o país atravessa.

O vice-governador para o sector Económico, Sérgio da Cunha Velho, disse que a administra­ção vai, por ordem de prioridade, continuar a construir mais escolas, centros de saúde e furos de água, com fundos do programa de combate à pobreza.

A Missão de Caconda foi construída em 1934 e elevada recentemen­te a Património Cultural Nacional, por reflectir o historial do município.

A ponte, com 16,50 metros de cumpriment­o e quatro de largura, tem capacidade para suportar 35 toneladas, o que dinamiza o transporte de pessoas e mercadoria­s

 ??  ?? DOMINGOS MUCUTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Nova ponte foi inaugurada pelo vice-governador da Huíla para o sector Económico (à direita)
DOMINGOS MUCUTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Nova ponte foi inaugurada pelo vice-governador da Huíla para o sector Económico (à direita)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola