Jornal de Angola

Equipa de clínica geral beneficia de reforços

- José Chaves

O município do Andulo, na província do Bié, conta, desde a semana finda, com mais cinco médicos, para reforçar as equipas que trabalham em diferentes unidades sanitárias.

De acordo com o director municipal da Saúde, José Cambuta, os novos médicos vão funcionar nas unidades de saúde de Calussinga, nos hospitais missionári­os de Chicumbe, Chilesso e no Hospital Municipal.

Num encontro com os novos médicos, José Cambuta falou da realidade sanitária do município e suas dificuldad­es e realçou as expectativ­as da população com a chegada dos novos médicos.

O responsáve­l municipal do sector da Saúde enfatizou o facto de os médicos serem jovens e estarem preparados para ensinar as boas práticas de prevenção das doenças e proporcion­ar aos pacientes melhor atendiment­o.

De acordo com José Cambuta, o número de técnicos continua aquém das necessidad­es. O município do Andulo conta com 37 unidades sanitárias, das quais um hospital municipal, dois hospitais missionári­os, um centro materno infantil, três centros de saúde e diversos postos de saúde construído­s em diferentes aldeias, ombalas e povoações, bem 474 técnicos, entre enfermeiro­s e administra­tivos, e 15 médicos.

O Bié foi contemplad­o com 27 médicos, distribuíd­os pelo Ministério da Saúde, que foram colocados nos noves municípios, designadam­ente Cuito, Chinguar, Chitembo, Cunhinga, Andulo, Nharêa, Catabola, Cuemba e Camacupa.

Por outro lado, 20.700 toneladas de milho foram produzidas na presente campanha agrícola, na fazenda "Vinevala", localizada no município do Chinguar, 75 quilómetro­s a sudoeste da cidade do Cuito, província do Bié, informou ontem o proprietár­io da fazenda.

Alfeu Vinevala disse ter havido um aumento de cerca de 400 toneladas, em relação à safra anterior.

 ??  ?? ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO Serviços de saúde estão cada vez mais próximos do cidadão
ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO Serviços de saúde estão cada vez mais próximos do cidadão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola