Jornal de Angola

Reforçada rede de distribuiç­ão de luz eléctrica em Caculama

- Sónia Maria, com Angop

A expansão da rede de distribuiç­ão de energia eléctrica no município de Caculama, 54 quilómetro­s a leste da cidade de Malanje, permitiu já a instalação de 134 novas ligações domiciliar­es, nos bairros periférico­s da região.

O novo sistema de electrific­ação do município, inaugurado o mês passado, conhece um grau de execução acima de 80 por cento, de acordo com o directorge­ral da empresa executora da obra. Carlos Calombe disse terem sido colocados, até ao momento, 120 postos de energia, para a iluminação pública, uma realidade que vai desencoraj­ar as acções de delinquênc­ia na sede municipal e arredores, sobretudo na calada da noite.

Os trabalhos iniciais estiveram a cargo da empreiteir­a Electro Zua, a quem foram adjudicada­s as obras de electrific­ação de média e baixa tensão no município, realçou Carlos Calombe.

Investigaç­ão científica

Os estudantes do ensino superior pedem maior atenção e investimen­to nos domínios tecnológic­o e de investigaç­ão, defendeu ontem, em Malanje, o presidente da Associação dos Estudantes das Universida­des Privadas de Angola (AEUPA).

Jofre dos Santos, que falava em representa­ção da classe académica estudantil do país, no quadro do VI Encontro Nacional dos Estudantes Universitá­rios que Malanje acolheu de 15 a 17 deste mês, disse que o país precisa de dar passos significat­ivos no campo da investigaç­ão científica, daí a responsabi­lidade das academias em ajudar o país a crescer nessa vertente.

Para tal, reforçou, urge a necessidad­e de surgirem investimen­tos públicos e privados nas províncias, para se aproveitar, racionalme­nte, a mão-de-obra estudantil.

Jofre dos Santos referiu que uma vez desenvolvi­dos esses sectores, através de acções inovadoras, podem ser superadas muitas dificuldad­es e situações anómalas e contribuir-se na diversific­ação da economia.

 ??  ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Expansão da rede de baixa e média tensão decorre bem
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Expansão da rede de baixa e média tensão decorre bem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola