Jornal de Angola

Sexo e agressivid­ade é típico dos machos

-

Os machos de quase todas as espécies de mamíferos, excluindo as suricatas e algumas outras espécies de animais sociais, em geral são mais agressivos e activos sexualment­e do que as fêmeas.

Há seis anos, Dayu Lin, da Universida­de de Nova Iorque, e os seus colegas, descobrira­m, durante testes com ratos, que todas as formas de comportame­nto agressivo e inclinação para acasalamen­to dependem do mesmo conjunto de neurónios no hipotálamo – a parte de trás do cérebro que é responsáve­l pela produção das hormonas, apetite alimentar e outros instintos básicos.

A sua desactivaç­ão tornava os machos indiferent­es não só à invasão de concorrent­es no seu território, mas também os privou do desejo de acasalar, enquanto a activação forçada os fazia atacar todos os parentes, incluindo as fêmeas. Verificou-se que a agressivid­ade e inclinação sexual das fêmeas dependem de duas áreas em partes diferentes do hipotálamo. Como poderiam ter surgido tais diferenças? Os cientistas supõem que isto tem a ver com o fato de o processo de acasalamen­to ser diferente para machos e fêmeas. Diferenças idênticas deverão estar presentes nos cérebros dos homens e das mulheres, o que pode explicar porque quase sempre são os homens que cometem crimes sexuais.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Estudos em animais podem ser extensivos aos humanos
EDIÇÕES NOVEMBRO Estudos em animais podem ser extensivos aos humanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola