Jornal de Angola

Começa desminagem nas linhas de energia

-

A área reservada para a instalação da linha de transporte de energia eléctrica no troço Mbanza Kongo/Cuimba, província do Zaire, começou a ser desminada no princípio deste mês pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD).

A informação foi prestada à Angop pelo Chefe de departamen­to provincial do INAD, Necreto Francisco, sublinhand­o que os trabalhos de limpeza do referido perímetro iniciaram a 7 de Setembro e terminam em Dezembro.

Até ao momento foram já removidos seis engenhos explosivos não detonados de diferentes calibres, entre os quais duas granadas castores de 40 milímetros, igual número de morteiros 60 mm, um morteiro 80 mm, um roquete RPG7 e mais de três mil metais diversos

Necreto Francisco explicou que o troço de 70 quilómetro­s lineares e 60 de largura, parte da localidade do Tuku (Mbanza Kongo) onde se encontra instalada a subestação eléctrica. Os trabalhos são realizados por 15 técnicos do Instituto Nacional de Desminagem.

O Chefe de departamen­to do INAD no Zaire informou que, desde o início dos trabalhos já foram intervenci­onados 807.800 quilómetro­s quadrados, correspond­endo a 13 quilómetro­s lineares.

Necreto Francisco pediu à população residente ao longo da via abrangida a colaborar com a equipa de sapadores, denunciand­o eventuais áreas suspeitas de engenhos explosivos. A linha de transporte de energia eléctrica Mbanza Kongo/Cuimba, insere-se no programa de electrific­ação da província do Zaire, iniciado em 2016, com a chegada da energia da rede nacional.

 ??  ?? EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO Operadores estão concentrad­os num troço de 70 quilómetro­s
EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO Operadores estão concentrad­os num troço de 70 quilómetro­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola