Jornal de Angola

Migrantes morrem em acidente na Líbia

-

Oito migrantes morreram e 90 outros estão desapareci­dos na sequência do naufrágio de uma embarcação no largo da Líbia, anunciou quintafeir­a o porta-voz da marinha líbia, general Ayoub Kacem.

Segundo os sobreviven­tes, a embarcação transporta­va entre 120 e 130 pessoas, entre as quais mulheres e crianças oriundas de diversos países africanos.

De acordo com o oficialgen­eral líbio, o navio partiu há alguns dias da cidade de Sabratha, Oeste da Líbia, com a intenção de atingir a Europa.

Por seu lado, o presidente de um comité de crise do município de Zouara, alJayach, falou de oito corpos encontrado­s e 35 sobreviven­tes entre terça e quartafeir­a à tarde.

Sabratha, região de partida de migrantes para a Europa, é desde domingo último palco de violentos combates entre grupos armados rivais.

Na semana passada, mais de três mil migrantes foram reconduzid­os em terra por guardas costeiros líbios enquanto dois mil outros desembarca­ram na Itália, segundo várias fontes oficiais e um órgão de informação italiano. Desde a segunda quinzena de Julho, a Itália registou a chegada de 6.500 migrantes, 15 por cento da média registada entre 2014 e 2016.

O número de migrantes que morreu desde Janeiro até agora é de 4.002, a maioria dos quais, 2.556, nas rotas migratória­s do Mediterrân­eo, disse ontem a Organizaçã­o Internacio­nal para as Migrações (OIM).

No Saara e no norte de África morreram 358 migrantes e na África subsaarian­a 269, “quatro vezes mais que no ano anterior”, que era de 3.269 mortes, indicou o porta-voz da OIM Joel Millman.

 ??  ?? STRINGER | AFP Tragédia volta a ensombrar a rota do mar Mediterrân­eo
STRINGER | AFP Tragédia volta a ensombrar a rota do mar Mediterrân­eo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola