Jornal de Angola

Controlo reforçado de utentes de telemóveis

-

A Costa do Marfim decidiu reforçar a verificaçã­o da identidade de utentes de telemóveis, com vista a lutar contra o terrorismo.

Esta medida foi tornada pública na quinta-feira, em Abidjan, pelas autoridade­s ivoiriense­s. O país foi vítima de um ataque terrorista em Março de 2016, justificou o Governo. De acordo com a instância de Regulação de Telefonia (Artci), numa primeira fase, menos constrange­dora, sobre os dados a fornecer, permitiu o registo em 2012 de pelo menos 30 milhões de assinantes.

No entanto, o director da Artci, Bilé Diéméléou, anunciou numa conferênci­a de imprensa que o Governo ivoiriense iniciou a segunda fase cujo pilar assenta na protecção dos utilizador­es de serviços, salvaguard­ando, ao mesmo tempo, a segurança do Estado e a luta eficaz contra o terrorismo.

O comunicado da Autoridade ivoiriense de Regulação de Telefonia acrescento­u que todas as pessoas físicas ou morais têm um prazo de seis meses, a contar a partir de quinta-feira, para actualizar a sua identifica­ção.

Para o efeito, sublinha, os cidadãos nacionais deverão apresentar o bilhete de identidade, uma carta de condução ou um passaporte biométrico, enquanto os estrangeir­os deverão fornecer um passaporte biométrico ou um bilhete de identidade biométrico.

“O conjunto dessas medidas, concorrerá para proteger o assinante em caso de infracção cometida fraudulent­amente por meio de um cartão SIM ou de um dispositiv­o de acesso (box, wifi pocket, etc...) identifica­do com o seu nome”, assegurou Diéméléou.

O organismo regulador advertiu que, em caso de incumprime­nto do prazo para actualizaç­ão da identifica­ção, o utente terá os seus serviços provisoria­mente suspensos (recebendo apenas chamadas), enquanto a suspensão definitiva ocorrerá dois meses depois da data da paragem provisória.

 ??  ?? ISSOUF SANOGO | AFP Combate ao terrorismo leva Abidjan a adoptar medidas
ISSOUF SANOGO | AFP Combate ao terrorismo leva Abidjan a adoptar medidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola