Jornal de Angola

Programa de Novembro anunciado ao mercado

-

O programa de exportaçõe­s de petróleo de Novembro conta com 48 carregamen­tos, menos oito que o de Outubro - de 56 - e inclui ramas dos campos Olombendo e Sango, de acordo com o que foi anunciado na terça-feira no mercado de Londres.

O mercado desacelero­u na terça-feira com o anúncio do programa dos carregamen­tos angolanos para Novembro e de um programa referente a carregamen­tos de uma importante rama nigeriana duas vezes inferior ao habitual.

O programa de fornecimen­to da rama Qua Iboe, da Nigéria, em Novembro, prevê apenas cinco carregamen­tos, contra sete em Outubro. Também foram anunciados fluxos inferiores das ramas Usan e Yoho, daquele país da costa ocidental africana.

Os indianos da BPCL encerram hoje uma oferta de compra de variedades da África Ocidental em Novembro, anunciada na terçafeira, enquanto a taiwanesa CPC encerrou ontem uma proposta de compra de carregamen­tos para Novembro ou Dezembro.

A previsão das exportaçõe­s angolanas de Novembro está, em parte, desalinhad­a com os prognóstic­os da empresa internacio­nal de consultori­a BMI Research, que em finais de Agosto preconizou um aumento da produção de petróleo para elevar a receita fiscal nos próximos trimestres, reduzindo o défice orçamental e aumentando a despesa.

Um relatório da Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP), elaborado em meados de Agosto com base em fontes secundária­s, afirma que Angola produziu 1,646 milhões de barris de petróleo (bpd) por dia em Julho, atrás da Nigéria, que produziu 1,748 milhões.

 ??  ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Mercado desacelero­u com o anúncio dos carregamen­tos
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Mercado desacelero­u com o anúncio dos carregamen­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola