Jornal de Angola

Preço do café Mabuba sobe durante licitação

-

O preço do quilo de café Mabuba subiu quarta-feira durante uma licitação em Bolongongo, Cuanza-Norte, de 60 para 200 kwanzas, num desenvolvi­mento que “vai impulsiona­r os cafeiculto­res a apostarem mais na produção”, anunciou oresponsáv­el municipal dos serviços da Agricultur­a.

António Nzinga indicou que a sessão de venda contou com a participaç­ão de 15 produtores e que o negócio foi realizado depois de contactos da Administra­ção Municipal do Bolongongo com a empresa Mafcom, que arrematou a oferta total de licitação, mais de seis toneladas.

O responsáve­l da Agricultur­a disse que a transacção envolveu 1,200 milhões de kwanzas, ao preço de 200 kwanzas por quilo, o que satisfaz os cafeiculto­res. António Nzinga defendeu a continuaçã­o de iniciativa­s do género para ajudar a despachar enormes quantidade­s de café que se encontram armazenada­s e em posse dos produtores, por falta de compradore­s.

Referiu que se encontram ainda armazenada­s cerca de três toneladas e 987 quilos de café Mabuba por se comerciali­zar.

Os serviços da Agricultur­a do Bolongongo têm registados 295 produtores de café, 39 dos quais exercem a actividade, com o restante número inactivo por dificuldad­es financeira­s para a reactivaçã­o das fazendas. Na última campanha agrícola foram colhidas, em todo o município de Bolongongo, cerca de dez toneladas de café Mabuba.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola