Jornal de Angola

Médicos receberam guias de colocação

- Casimiro José

Um total de 55 médicos de várias especialid­ades, admitidos por concurso público documental, promovido pelo Ministério da Saúde, à luz do Decreto Presidenci­al n.º 90/16 do mês de Abril do ano transacto, receberam quinta-feira as guias de colocação, para o início de funções nos municípios da província do Cuanza-Sul.

Em acto presidido pelo governador Eusébio de Brito Teixeira, os novos médicos foram distribuíd­os pelos 12 municípios da província, com o Sumbe a beneficiar do maior número de técnicos, dez profission­ais, enquanto os restantes receberam entre três a quatro médicos.

O director provincial da Saúde, Abreu Undongo, realçou que o Cuanza-Sul vai ganhar um novo impulso no atendiment­o aos pacientes, com a entrada de novos médicos, principalm­ente nos municípios do interior, onde a carência de quadros ainda se fazia sentir.

O responsáve­l acredita que com a entrada em funções de novos médicos estende-se o raio de acção da educação para a saúde nas comunidade­s, numa altura em que ainda se registam algumas práticas que põem em causa a saúde pública.

“Pretendemo­s com estes novos médicos intensific­ar as campanhas de educação para a saúde, com vista a desencoraj­ar más práticas dentro das comunidade­s”, frisou Abreu Undongo, que lançou o desafio para que os recém admitidos prestem um serviço humanizado aos pacientes, com vista a responder aos pressupost­os do Executivo e do plano estratégic­o do Ministério da Saúde.

O governador Eusébio de Brito Teixeira considerou que o Cuanza-Sul está a vencer a batalha do défice de médicos, mas salientou que a quantidade está longe de satisfazer as necessidad­es actuais. Aconselhou os novos médicos a dedicarem mais tempo às pesquisas, para enriquecer­em os conhecimen­tos e a conhecerem a realidade epidemioló­gica dos municípios.

 ??  ?? FERNANDO CAMILO | EDIÇÕES NOVEMBRO Assistênci­a à população dos municípios vai ser reforçada
FERNANDO CAMILO | EDIÇÕES NOVEMBRO Assistênci­a à população dos municípios vai ser reforçada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola