Jornal de Angola

Mulheres com mais facilidade­s de formação

- Dionísio David

A cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, conta com um novo centro de formação profission­al para jovens do sexo feminino, construído de raiz, no âmbito do programa de investimen­tos públicos.

O centro de formação, inaugurado pelo governador Kundi Paihama, ficará sob a responsabi­lidade da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher.

Segundo o empreiteir­o, as obras custaram aos cofres do Estado 45.057.040.00 de kwanzas. Numa primeira fase, o referido centro, que tem capacidade para formar 140 jovens por cada turno, prevê ministrar cursos de Culinária, Corte e Costura, Alfabetiza­ção, Contabilid­ade Geral, Gestão de Recursos Humanos, Secretaria­do e Informátic­a.

O centro de formação foi construído no perímetro adjacente às actuais instalaçõe­s da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, no bairro Naipalala II, e conta com três salas de aula, instalaçõe­s sanitárias, arrumos, secretaria, recepção, gabinete da directora, salas de reuniões, de costura, de informátic­a e de culinária.

A directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Rosa Gaudêncio Bernardo, disse que a implementa­ção do projecto responde às preocupaçõ­es atinentes à melhoria das condições sociais das famílias, cuja solução passa necessaria­mente pela formação académica e profission­al, em especial das camadas mais vulnerávei­s.

Na opinião da responsáve­l, os pequenos projectos já mostram que podem produzir grandes feitos e melhorar cada vez mais a vida da população, numa altura em que o país se debate com dificuldad­es de âmbito financeiro, como resultado da queda dos preços do petróleo no mercado internacio­nal.

Realçou que os cursos de Culinária, Contabilid­ade Geral, Corte e Costura, Secretaria­do e Informátic­a são os que mais garantia de emprego proporcion­am.

 ??  ?? MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Estão disponívei­s vários cursos de artes e ofícios
MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Estão disponívei­s vários cursos de artes e ofícios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola