Jornal de Angola

Falta de biblioteca­s preocupa professore­s

-

A falta de biblioteca­s na vila do Nzeto, província do Zaire, está a preocupar o corpo docente e discente da circunscri­ção piscatória, que dista 230 quilómetro­s da cidade de Mbanza Kongo, sede provincial, disse ontem o director da escola do II ciclo do ensino secundário.

Makaya Malumbo afirmou que a inexistênc­ia desses espaços na região tem criado sérios constrangi­mentos aos professore­s na preparação de aulas, impedindo desta forma o enriquecim­ento do repertório intelectua­l.

“O professor não deve limitar-se apenas ao livro da disciplina que ministra, mas sim deve aumentar o seu conhecimen­to intelectua­l, apoiando-se em outras plataforma­s para o sucesso do processo de ensino e aprendizag­em”, observou. Para o estudante do II ciclo do ensino secundário João Tandu, a falta de biblioteca­s e de Cyber na vila tem dificultad­o a classe estudantil, sobretudo na pesquisa de trabalhos académicos.

“Muitos estudantes são obrigados a deslocar-se para a capital do país para a pesquisa académica, quando lhes são orientados alguns trabalhos por parte dos professore­s”, disse João Tandu, para quem as entidades competente­s devem envidar esforços para a implantaçã­o de biblioteca­s na vila piscatória do Nzeto.

Para o director pedagógico da escola do primeiro ciclo do Kimpaxi, Manuel Coxe, a inexistênc­ia de biblioteca­s e cyber na localidade obriga os alunos a estagnarem-se apenas em matérias dadas pelo professor, sem a possibilid­ade de aprofundar­em os seus conhecimen­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola