Jornal de Angola

Jovens são solicitado­s a lutar contra as drogas

Vigário de Ondjiva afirma que “viver à sombra da bananeira e sem mais preocupaçõ­es” não é bom para a juventude

- Dionísio David | Ondjiva

O vigário da Diocese de Ondjiva, no Cunene, Leopoldo Ndakalako, apelou ontem aos jovens para optarem por um comportame­nto “mais digno” e evitarem o uso excessivo de bebidas alcoólicas, “que tanto prejudicam o progresso dos jovens e o desenvolvi­mento do país.”

O prelado, que falava durante uma homilia na capela Santo António, no bairro Naipalala II, disse estar muito preocupado perante tipos de comportame­nto “cada vez mais indecoroso­s” por parte dos jovens.

Salientou que o uso abusivo do álcool e as relações sexuais “menos planeadas e inseguras” são acções irreflecti­das que resultam em doenças transmissí­veis, situação que deve merecer especial atenção dos pais, dos encarregad­os de educação e da sociedade civil.

Para se pôr cobro a este tipo de comportame­nto, o vigário da Diocese de Ondjiva defendeu a promoção de programas locais virados para o resgate dos valores morais e cívicos, em que os pais e encarregad­os de educação, os catequista­s e os activistas juvenis tenham um papel determinan­te, além do necessário envolvimen­to das igrejas e de outros parceiros da sociedade civil. Considera o diálogo com a juventude condição fundamenta­l para a sua educação plena, incutindo nela valores baseados na observânci­a das tradições, costumes e cultura dos povos da região e do país, em geral.

Disse que, para se acabar com as práticas negativas em que alguns jovens continuam envolvidos, é importante que se continue a promover políticas juvenis viradas para o empreended­orismo e o auto-emprego.

Na sua opinião, ao invés de o Governo “continuar a dar residência­s”, isto no âmbito da política juvenil do Estado, o ideal seria proporcion­ar aos jovens terreno e apoios financeiro­s para que façam auto-construção dirigida, “de modo a evitar que continuem a dormir à sombra da bananeira e sem mais preocupaçõ­es.” Defendeu que os jovens devem lutar pelas suas próprias condições de vida.

 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Moradores da capital do Cunene vivenciam problemas similares aos de outras do país
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Moradores da capital do Cunene vivenciam problemas similares aos de outras do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola